A quarta geração do Range Rover rompeu com a tradição, mas mantém a mesma postura imponente o mesmo comportamento robusto. A primeira geração, lançada em 1970, sempre teve uma imagem clássica e sóbria. Agora os designers da marca inglesa meteram "alguma" agressividade ao desenho do mítico modelo. E o refinamento foi elevado com materiais e pormenores próprios dos modelos premium. Quanto a tecnologia o novo Range Rover actualizou-se com nova electrónica e aptidões que o tornam num modelo apto para qualquer circunstância, tanto para compromissos mais distintos e "snobs", como para ambientes mais rústicos de todo o terreno.
De facto o novo Range Rover não teme nenhum obstáculo. Anda tão bem em estrada como em montanha. De facto conjugar um veículo com aptidões para todo o terreno que é capaz de vestir o fato de "fraque" não é fácil. Mas a marca inglesa conseguiu superar as espectativas e criou um autêntico camaleão. A única desvantagem deste modelo é mesmo o seu preço, não acessível a qualquer carteira. Trata-se mesmo de um veículo de luxo pelo seu preço. A estrutura deste SUV é feita em alumínio o que ajudou a diminuir o peso do veículo, a melhorar a eficácia de condução e ainda a ganhar rígidez.
O novo Range Rover pesa menos 420kg que a anterior geração. O alumínio contribuiu para a redução em 300kg. Também o bloco 3.0 TVD6 é mais leve que o anterior 4.4 TVD8. A caiva é automática ZF com 8 relações. Vem com sistema de start-stop. Quem agradece com estas alterações é a carteira do condutor e o ambiente que viu os consumos e as emissões de CO2 diminuirem. A marca anuncia 7,5L/100km e 196g/km. Ora trata-se de um valor meramente indicativo visto que na realidade o valor é muito diferente andando na casa dos 9,3L/100km. No entanto um valor aceitável tendo em conta que se trata de um veículo de duas toneladas e cinco metros de comprimento.
O centro de design foi buscar inspiração aos Jaguar. De facto o design está mais apurado apesar de manter a essência do primeiro Range Rover. As linhas rectas mantêm-se mas estão ligeiramente mais arredondadas. O que chama mesmo a atenção do seu desenho é a sua linha de cintura. O vinco lateral das portas prolonga-se pelo recorte do capot do motor, passando pelas ópticas, pela grelha indo até às ópticas traseiras e o friso cromado do porta-bagagem. Nas portas laterais sobressaem rasgos a lembrar as guelras de um tubarão. O interior é sóbrio com materiais de boa qualidade como elementos em madeira, plásticos macios e elementos cromados. Um ambiente distinto, refinado e aristocrático.
A qualidade é perceptível a olho nú e ao tacto. O novo Range Rover absorve de forma eficaz as irregularidades do piso. A tracção às quatro rodas são uma garantia de segurança. O comportamento em curva foi melhorado graças à ajuda de electrónica. A caixa é suave e precisa, mas não é rápida, com possibilidade de comandos em patilhas no volante. Os vidros são laminados, capazes de absorver acusticamente os ruídos provenientes do exterior. Os bancos têm regulação eléctrica e podem ser aquecidos. Em suma um modelo requintado e aristocrático que até pode gerir o melhor modo de condução sem que o condutor tenha de fazer algo para tal.
O equipamento de série inclui um sistema que permite captar televisão e sintonizar canais através do ecrã táctil. Ou ainda ver filmes de DVD. Um luxo... A única coisa mesmo a apontar a este veículo é mesmo a altura ao solo. De facto para se aceder ao interior há que escalar a porta, como se faz nos camiões. Um sistema electrónico que rebaixa a suspensão ajuda, mas pouco.
Mecânica
Motor: Diesel, dianteiro, 6 cilindros em V, 2993ccTracção: às 4 rodas
Potência: 258cv às 4000 rpm
Binário: 600 Nm às 2000 rpm
Caixa: automática 8 velocidades
Dimensões
Comprimento: 4999 mmLargura: 1983 mm
Altura: 1835 mm
Peso: 2160 kg
Mala: 550 L
Depósito: 85 L
Prestações
Velocidade máxima: 209 km/hAceleração 0-100 km/h: 7,9 s
Consumos
Combinado: 7,5 L/100kmEmissões CO2: 196g/km
Preço
a partir de 119.542€Prós e contras
+ versatilidade, conforto, luxo e requinte a bordo, comportamento geral
- preço, altura ao solo, acesso à mala
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