A Opel lançou no mercado o Adam para concorrer com o Fiat 500 ou o Mini. À semelhança destes vem com uma infinita possibilidade de escolhas de cores e interiores. A marca germânica procura alargar o leque deste tipo de veículos para o público masculino e mais velho. O Fiat 500 ficou associado a um público mais feminino, sendo que o Adam, como o próprio nome diz - Adão, é um piscar de olho aos condutores do sexo masculino. Esta maçã de Adão é mais democrática e vem recheada de equipamento, oferecendo versatilidade e facilidade de condução na cidade. A Opel também refere que o público alvo sejam pessoas mais velhas e não apenas jovens.
O Adam é pequeno, feito para cilcular com imensa facilidade na cidade. A frente é composta de faróis ovais esticados e uma grelha proeminente. O logotipo foi colocado na grelha dando um ar mais limpo ao capot. Pode-se dizer que a frente terá sido inspirada no Porsche Cayenne, e isso é logo uma mais valia do Adam. A linguagem não engana. Os faróis de nevoeiro completam o ar desportivo do Adam. Na lateral um vinco inferior confere alguma dinâmica, à semelhança do Opel Insignia. O tejadilho pode ser numa cor diferente da carroçaria. O pilar traseiro é rematado por uma moldura cromada dando um ar mais distinto ao veículo.
As ópticas traseiras seguem a linha das portas laterais. No entanto a traseira parece algo desproporionada, não conseguindo igualar o Mini ou o 500. No interior procura-se dar a ideia de um ambiente confortável e premium devido ao uso de estofos em pele, mas os plásticos são duros. O desenho da traseira é muito inclinado para a frente, o que prejudica os lugares traseiros que são muito reduzidos. Por isso este não é bem um carro para quatro ocupantes adultos. Para se aceder aos lugares traseiros é preciso alguma perícia. O sistema de deslizamento dos bancos frontais também não ajudam nesta tarefa.
Mas se falarmos apenas nos lugares frontais o espaço até que nem é mau para um citadino. Tem muitos arrumos. O desenho do tabelier é feliz. A Opel continua o seu bom percurso de bom design iniciado com o Insignia. Apenas a cor dos mostradores podem sr demasiado agressivos em tom laranja avermelhado. O ecrã da consola é táctil sensível ao toque. O tecto do Adam pode incluir decoração em Led's, o que é discutível. Felizmente que é possível desligá-los.
Quanto a equipamento e segurança o Adam vai além do básico. Tem sistema de auxílio no arranque em subida, sistema de parqueamento automático (!) o que é um alívio para aquelas condutoras mais atrapalhadas. Tem ainda sistema de ultra-som que detecta objectos em ângulos mortos. É possível colocar o sistema FlexFix para bicicletas no tejadilho. Inclui ainda o sistema Intellilink que possibilita integrar telefones inteligentes e dispositivos como iPad ou iPod, transpondo para o sistema multimedia do Adam a informação armazenada.
Quanto ao comportamento do motor mostra-se competente. No entanto é algo preguiçoso nas recuperações e no arranque, o que pode ser um problema no pára-arranca. Talvez isso deva-se ao facto da injecção ser indirecta. Não é propriamente económico a circular em cidade apesar de anunciar apenas 5L/100km. No entanto é possível ligar o modo ecológico que efectua uma condução mais económica. A condução mostra-se fácil e o manuseamento da consola é intuitiva. Quanto ao pneu suplente não trás, vem com kit de reparação de pneus.
Concorrentes
Fiat 500Mini
Volkswagen Up
Mecânica
Motor: Gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1229cc, 12 válvulasTracção: dianteira
Alimentação: injecção indirecta, admissão variável
Potência: 70cv às 5600 rpm
Binário: 115 Nm às 4000 rpm
Caixa: Manual 5 velocidades
Dimensões
Comprimento: 3698 mmLargura: 1720 mm
Altura: 1484 mm
Peso: 1086 kg
Mala: 170 L
Depósito: 38 L
Pneus: 195/55 R16
Prestações
Velocidade máxima: 165 km/hAceleração 0-100 km/h: 14,9 s
Consumos
Combinado: 5,0 L/100kmEmissões CO2: 118g/km
Preço
a partir de 13.995€Prós e contras
+ ambiente a bordo, estética embora a traseira merecesse mais atenção, equipamento, nível de personalização
- lugares traseiros, plásticos duros, sistema de recuo dos bancos frontais, visibilidade traseira, consumo urbano, recuperações
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