

O histórico "Carocha" original teve várias versões mas poucas alterações e o seu período de fabrico foi dos maiores da indústria automóvel. Entre 1938 e 2003 foram fabricados milhares de Carochas. Os últimos exemplares foram vendidos na américa latina onde o mercado automóvel é menos desenvolvido e continuou a aceitar o seu fabrico. Por sua vez, o mercado Europeu, mais exigente, já há muito que deixou de aceitar modelos rudimentares. A Volkswagen aproveitou até ao último suspiro e o último Carocha saiu de uma fábrica no México em 2003.
Findo este período a Volkswagen decidiu dar nova vida ao Carocha e decidiu reeditá-lo recuperando um nome histórico. A primeira reedição designou-se New Beetle. Foi inicialmente fabricado a partir de 1998 na mesma fábrica que produziu o último Carocha original. Mas pode-se dizer que foi um flop de vendas já que se assemelhava a um carro de "bonecas". Era uma caricatura do original, que tinha mais presença. Mas agora a Volkswagen apresentou um modelo novo que abandonou a sigle New Beetle e que apresenta um design mais apurado. Está mais musculado e fiel ao original.

Para além disso a marca gerâmica decidiu recolocar no mercado a carismática versão descapotável que teve várias versões ao longo da sua história. Foi entre 1949/52, 1972/80 e 2003. O Beetle Cabrio III tem um design mais apurado devido ao spoiler traseiro, faróis mais agressivos e um formato mais desportivo. É mais comprido, mais baixo e mais largo que o New Beetle. Tem três portas e quatro lugares. Disponibiliza dois níveis de equipamento. São eles Design ou Sport. Quanto a motorizações existem três blocos a gasolina (105cv, 140cv e 200cv) e dois a diesel (105 e 140cv).
O bloco a diesel de 105cv será aquele que o mercado português mais absorverá. O preço de entrada inicia-se nos 26.935€ para a versão menos potente a gasolina. Existem ainda as versões comemorativas especiais: 50's, 60's e 70's editions. A capota é de lona, mantendo-se fiel ao original. Pode ser na cor preta ou bege. E vem com três camadas que insonorizam e isolam o interior das intempéries. Bastam 9,5s para se abrir ou fechar o sistema eléctrico. Pode ser accionada em movimento desde que não se ultrapasse os 50km/h.

A Volkswagen não teve necessidade de sacrificar o espaço da bagageira para recolher a capota, e manteve a capacidade de espaço da mesma. A caixa de velocidades manual pode ter 5 ou 6 relações. Por encomenda é possível ter uma caixa de dupla embraiagem DSG. O nível Design oferece airbags frontais e de cortina, apoios de cabeça, sistema activo de protecção em caso de capotamento, fixações Isofix, sistema de controlo de estabilidade, sistema de diferencial electrónico, sistema antipatinagem, ar condicionado, ajuda ao arranque em subida, cruise control, sensores de chuva e de estacionamento à frente e atrás, faróis de nevoeiro com sistema de acompanhamento em curva, sistema indicador de pressão de pneus, jantes de liga leve de 16'', rádio com CD e MP3, comandos no volante. Portanto um pacote bastante completo.
Por sua vez o nível Sport adiciona jantes de 17'', climatizador, bloqueio electrónico do diferencial, manómetros adicionais ao centro sobre o tabelier com indicação de temperatura de óleo, cronómetro e pressão do turbo (uma solução retro), ponteiras de escape cromadas, bancos desportivos e pedais em inox. Quanto Às edições especiais de referir que a 50' Edition vem na todo na cor preta com jantes especiais de 17'' retro em forma de prato. A 60' Edition vem em azul brilhante ou branco com logotipos e instrumentação ao estilo retro dos anos 1960 e ainda jantes de 18''. A 70' Edition vem na cor castanho toffee , capota na cor bege e jantes de 18''. A única coisa que o Beetle Cabrio III não tem de fiel ao original é mesmo o preço. O Beetle deixou de ser o carro do povo. Tornou-se elitista e não está acessível à carteira comum. E por isso é normal que não seja o topo de vendas da marca germânica.

Versões a gasolina
1.2 TSI (105cv) - 178km/h; 6,1 a 5,9L/100km; 142 a 139g/km; 26.935€ a 28.027€1.4 TSI (160cv) - 206km/h; 6,8 a 4,1L/100km; 158 a 148g/km; 30.926€ a 31.628€
2.0 TSI (200cv) - 223km/h; 7,5 a 7,8L/100km; 174 a 180g/km; 39.475€ a 41.407€
Versões a diesel
1.6 TDI (105cv) - 178km/h; 4,7 a 4,9L/100km; 124 a 128g/km; 32.187€ a 34.121€2.0 TDI (140cv) - 196km/h; 5,1 a 5,6L/100km; 124 a 145g/km; 37.442€ a 40.356€
Prós e contras
+ visual retro, qualidade geral, bagageira, insonorização
- limitação de lugares atrás, preço
Sem comentários: