Baterias de eléctricos com alimentação por indução magnética promete revolucionar mercado (2013)



Uma nova geração de baterias com alimentação eléctrica por indução magnética vai ser testada nos transportes públicos eléctricos em vários países. A alimentação pode ser feita em breves segundos durante paragens.

Até aqui os veículos eléctricos que circulam nas ruas de Lisboa ou nas linhas ferroviárias recebem a electricidade através dos pantógrafos que ligam o veículo aos cabos de alta tensão suspensos no ar (catenárias). Mas num futuro próximo o cenário pode mudar. Os cabos e sistemas de ligação do veículo eléctrico à rede de eletricidade podem ter os dias contados. A parafernália de fios e cabos podem desaparecer com a implementação de um novo sistema de fornecimento de electricidade por indução.

Vai ser mais agradável olhar para o céu. As ruas ficam mais desanuviadas de fios e cabos. Isto tudo devido a uma nova geração de baterias apresentada pela empresa Bombardier. Baterias essas que podem ser carregadas mais depressa e que têm metade do peso relativamente à anterior geração. A composição química e o novo desenho das células destas novas baterias diverge da anterior geração, o que permite acelerar a recarga e aumentar a densidade de energia acumulada.

No entanto esta tecnologia não é nova. Nos anos 20 e 50 já existiam veículos eléctricos e comboios com bateria e sem ligação à corrente, com uma autonomia de 100km. O sistema nunca se implementou devido ao peso excessivo das baterias. Agora esta nova geração de baterias, mais leve, promete revolucionar o mercado. Tanto mais que o sistema de alimentação é, agora, feito por indução magnética, ou seja o veículo eléctrico estaciona numa zona em que exista um sistema próprio instalado no pavimento que transfere energia eléctrica ao motor do veículo sem necessidade de ligações físicas.

Quando o veículo eléctrico se aproxima e conecta com o sistema de alimentação cria-se um campo magnético que permite carregar a bateria mediante uma transmissão de energia sem qualquer contacto físico. O seu funcionamento não é prejudicado pela chuva, neve ou areia. Bastam 20 segundos para carregar a bateria para mais 2km. A aplicação desta tecnologia à indústria automóvel é uma possibilidade forte.

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