Nova vitória para a Audi nas 24 horas de Le Mans 2013



A Audi venceu a 90ª edição das 24 horas de Le Mans com o Audi R18 e-tron à frente do Toyota Hybrid. O dinamarquês Tom Kristensen, que formava o trio do carro vencedor com Loic Duval e Allan McNish, tornou-se no piloto com maior sucesso em Le Mans totalizando 9 vitórias. A mítica prova de resistência ficou marcada pela morte de um piloto da Aston Martin logo na 3ª volta, ao embater violentamente nos rails. A edição de 2013 teve inúmeras interrupções (total de 6 horas), tendo os comissários sido obrigados a reparar os rails danificados, por diversas vezes.

Em vários momentos a chuva resolveu aparecer e interrompeu o ritmo da prova. Os acidentes obrigaram a muitas entradas do safety car (o Audi A5). O domínio da Audi parecia tornar a prova monótona. No início os três Audi's já ocupavam as três primeiras posições, mas um problemas com dois deles, ao que parece problemas no alternador, obrigou a longas paragens nas boxes o que levou os dois Toyota's a subirem para os 2º e 3º lugares. Coube ao Audi número 2 a missão de defender a primeira posição com os dois rivais atrás. E até à bandeira de xadrez o carro número 2 não mais largou o primeiro lugar.

Um acidente com um dos Toyota's levou a que o terceiro lugar fosse ocupado por outro Audi. Ainda não foi desta que a Toyota conseguiu vencer em Le Mans. Com esta vitória a Audi já conta com um palmarés invejável e difícil de superar. Para 2014 está previsto o regresso da Porsche à categoria máxima do LMP1, e não se sabe ainda se a Audi irá retirar-se. É que a Porsche faz parte do grupo Volkswagen, tal como a Audi, e não se espera que haja concorrência directa. Na categoria LMP2 a vitória coube ao Morgan da Nissan Oak Racing.

De registar ainda que desde que várias marcas (Audi e Peugeot) decidiram aderir aos propulsores a diesel com turbo, as viaturas com motorizações a gasolina nunca mais venceram a prova. A eficácia dos motores a diesel tem feito "mossa" nos motores a gasolina. Talvez seja altura da Porsche inverter a tendência já em 2014 com motores gasolina auxiliados pela mesma tecnologia de turbo compressor do grupo Volkswagen. O actual regulamento exige que os LMP1 usem motores híbridos, mas tanto o Audi R18 e-tron como o Toyota não se pode dizer que sejam híbridos puros. Em prova apenas funcionam os blocos a combustão. A única mutação que existe é no Toyota que usa um motor eléctrico no caminho das boxes até à pista.

Nas categorias GTE Pro e GTE Am, a Porsche arrecadou os primeiros lugares e elevou para 100 o número de vitórias nesta prova, um impressionante registo. A Porsche comemora os 50 anos do 911 com uma vitória em Le Mans. Quanto a Pedro Lamy e a sua equipa da Aston Martin, não terminaram a prova devido ao motor partido. As desilusões desta edição foram mesmo os Aston Martin e os Chevrolet Corvette. A Aston Martin era apontada como favorita na sua classe. O Corvette, que participou com o mesmo carro da época passada, dispôs de um bloco V10, o motor com maior cilindrada em prova. Mas isso de pouco valeu para a superioridade dos Porsche que têm bem menos cilindrada e potência, mas que apresentaram um melhor ritmo em prova. Quanto ao actor Patrick Dempsey, que participou numa equipa não oficial da Porsche, não conseguiu alcançar o pódio, no entanto a sua equipa conseguiu levar o carro até ao fim e chegou a liderar a prova a meio da corrida na altura em que Dempsey entrou em pista. A falta de experiência acabou por prejudicar a sua equipa.

LMP1
1º - Team Joest / Audi TDi R18 e-tron (híbrido diesel)
2º - Toyota Racing / Toyota TS 030-Hybrid (híbrido gasolina)
3º - Team Joest / Audi TDi R18 e-tron (híbrido diesel)



LMP2
1º - Nissan Oak Racing / Morgan (gasolina)
2º - Nissan Oak Racing / Morgan (gasolina)
3º - Nissan G-Drive Racing / Oreca 03 (gasolina)



GTE Pro
1º - Porsche AG Team Manthey / Porsche 911 RSR (gasolina)
2º - Porsche AG Team Manthey / Porsche 911 RSR (gasolina)
3º - Aston Martin Racing / Aston Martin Vantage V8 (gasolina)



GTE Am
1º - Imsa Performance Matmut / Porsche 911 GT3 RSR (gasolina)
2º - AF Corse / Ferrari 458 Italia (gasolina)
3º - AF Corse / Ferrari 458 Italia (gasolina)

2 comentários:

pete

foi uma corrida chata com muitas paragens

prodrive

Safety car esteve em pista durante 6 horas. Surreal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO