Citroën C4 Picasso II (2013)



A segunda geração do C4 Picasso chegou ao mercado nacional e contará somente com motorizações diesel de baixa cilindrada. Comparativamente com a anterior geração, a nova está mais leve e apresenta um design mais arrojado. A plataforma EMP2 é inteiramente nova e é estreada na gama de modelos da Citroën.

No total o novo C4 Picasso está mais leve em 140kg. Possui uma aerodinâmica mais apurada, fruto da nova plataforma que também servirá a Peugeot nos modelos do segmento C e D. E basta olhar para a volumetria para se perceber as diferenças. Perdeu o ar de monovolume e tem um aspecto mais compacto.

A frente está mais esbelta e elegante. O friso cromado horizontal, que segue o logotipo, prolonga-se até aos faróis diurnos de Led's em formato de finas tiras. É verdade, a Citroën foi arrojada neste campo ao colocar os faróis diurnos de Led's em primeiro plano, secundarizando os médio e máximos para um plano intermédio. É a primeira vez que se vê esta opção e pode-se dizer que a escolha dos designers foi feliz.



A grelha inferior em formato hexagonal confere um ar mais desportivo à frente. A mistura de classicismo com arrojo resultou bem. Mas se a frente rasgou com a geração anterior, a lateral continua mais familiar embora com algumas inovações. O pilar traseiro apresenta a novidade estética de prolongamento do óculo traseiro. As portas estão mais esculpidas. Quanto à traseira é de salientar que as ópticas são muito ao estilo do Volkswagen Golf VI. Se a volumetria parece mais compacta, o interior está maior. A bagageira, que agora tem accionamento eléctrico, cresceu 40L.

Atrás cabem três adultos de modo confortável. O espaço abunda. Os materiais têm boa qualidade perceptível e são rematados com pequenos pormenores que marcam a diferença. Os bancos dianteiros são envolventes e confortáveis. Percebe-se que a marca francesa quis dar um salto significativo no novo C4 Picasso. Mas o ambiente a bordo também beneficia da luz natural conferida por um pára-brisas limpo nos pilares e um tecto panorâmico.



Em termos de comportamento dinâmico o novo C4 Picasso está mais energético. Os blocos 1.6 HDi são económicos, mas talvez falte um pouco mais de potência para o peso total do veículo. Face ao mercado existente, e à conjuntura económica, a Citroën optou por colocar apenas os blocos diesel de baixa cilindrada em Portugal. São estes que captam a grande fatia de mercado. Quanto a segurança o novo C4 Picasso inclui novos sistemas entre eles o de distância automática temporal entre veículos que é assegurado através de um radar colocado na frente do veículo.

Este sistema emite um alerta em caso de risco de colisão permitindo ao condutor responder a tempo de evitar um acidente, no entanto só funciona entre os 70 e os 150km/h. De série trás também o sistema de aviso de mudança de faixa de rodagem, emitindo uma vibração no cinto de segurança do condutor, o sistema de aviso de ângulo morto, o sistema de monitorização de pressão de pneus e ainda sistema automático de activação de faróis.

Modelos a diesel
1.6 HDi 90cv cx M: 12,9s; 173km/h; 4,2L/100km; 110g/km; 25.618€
1.6 HDi 90cv cx A: 13,7s; 175km/h; 3,8L/100km; 98g/km; 26.418€
1.6 HDi 115cv cx M: 11,8s; 189km/h; 4,0L/100km; 105g/km; 27.118€
1.6 HDi 115cv cx A: 12,3s; 189km/h; 4,0L/100km; 104g/km; 29.218€

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