Opel Adam 1.4 Slam (2013)



O Adam, a recente coqueluche da Opel, vem com uma possibilidade de fazer até 61 mil combinações de ambientes. A personalização virou moda nos pequenos citadinos de luxo, como é o caso do Fiat 500 e Mini, permitindo a sensação de exclusividade ao cliente. O tejadilho vem com uma cor diferente do resto da carroçaria. Já analisámos aqui o Opel Adam. Mas agora a versão 1.4 apresenta uma potência de 100cv. Alcança os 100km/h em 11,5 segundos e a velocidade máxima é de 185km/h, no entanto é preciso ter algum cuidado com os ventos laterais em altas velocidades.

O bloco de 1,4 litros tem alma e responde com prontidão. As recuperações são boas e sobe rampas inclinadas sem dificuldade. Um veículo muito bom para desembaraçar-se facilmente no trânsito citadino. Já em estrada nota-se a ausência de uma sexta relação para melhor tirar proveito da potência do motor. As cinco velocidades soam a pouco em auto-estrada. Merecia mais. Este Adam trás vários modos de condução, sendo que o modo City torna a direcção mais leve, ideal para o estacionamento.

No entanto nem tudo são rosas neste carro. Os consumos são o calcanhar de aquiles deste Adam. E andam longe da média anunciada pela marca. Há que acrescentar mais duas(!) unidades aos 5,1L/100km. Nem o modo de condução Eco Drive ajudam a reduzir as médias que tanto se desejam. Para além deste pecado o espaço a bordo não é muito, principalmente atrás. É certo que é um citadino compacto, mas há modelos que oferecem mais capacidade. A mala também é muito reduzida.



O Adam trás de série um sistema start-stop para ajudar a reduzir consumos. O seu funcionamento é bom. Os sensores de estacionamento, em opção, são um auxílio precioso para as condutoras com menos perícia. No interior houve uma preocupação em apresentar um ambiente premium com bons materiais no entanto alguns plásticos são duros ao tacto. Os estofos podem ser em pele e tecido com costura em cor própria. Também o volante pode vir em couro e os pedais em alumínio conferem um espírito desportivo. Os acabamentos são bons no geral.

A consola central do Adam 1.4 vem com um ecrã táctil de 7''. O sistema de infotenimento permite emparelhar smartphones, descarregar aplicações ou ter acesso a milhares de estações de rádio de todo o mundo. Ao nível da segurança o novo Adam trás de série alguns sistemas como airbags frontais, laterais na frente e de cortina, programador de velocidade e ainda ESP com controlo de travagem em curva e de distribuição da força de travagem. Falta saber os resultados dos testes do Euroncap aos quais o Adam ainda não foi sujeito.



Mecânica
Motor: Gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1398cc, 16 válvulas
Tracção: dianteira
Alimentação: injecção directa
Potência: 100cv às 6000 rpm
Binário: 130 Nm às 4000 rpm
Caixa: manual 5 velocidades

Prestações
Velocidade máxima: 185 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 11,5 s

Consumos
Combinado: 5,1 L/100km
Emissões CO2: 119 g/km

Preço
a partir de 16.505€

Prós e contras
+ estética, prontidão e resposta do motor, nível de personalização
- performance face à potência, consumo, espaço a bordo atrás, capacidade da mala

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO