Trabant P50 de 1959 modificado (2013)



O Trabant foi um carro muito popular na Alemanha de leste. Tinha uma particularidade inovadora: a carroçaria era feita em duroplast, um compósito moldado a quente e reforçado com resina e fibras, muito semelhante à fibra de vidro. Vantagens? Não enferruja como a carroçaria de metal, é leve, resistente e flexível e pode ser feito com material reciclado. Sobre isto existe uma anedota de que na altura um sultão dos Emirados encomendou um Trabant, mas quando o viu ficou surpreso e disse: "é fantástico como os alemães de leste até enviam um modelo à escala em cartão e com motor para experimentar antes do produto final". O material da carroçaria era confundido com cartão mas não, era antes um compósito.

Como é sabido os Trabant não são carros de grande agilidade, mas este Trabant P50 é especial pois foi vitaminado com um motor 1.6L do Volkswagen Lupo Gti. Esta modificação permite ao P50 atingir os 100km/h em menos de seis segundos e atingir a velocidade máxima de 228km/h. No geral o exterior foi mantido mas com pequenos ajustes. A cor cinza mate foi retirada do Audi TT que lhe deu um ar industrial. A distância entre rodas foi alargada dando um ar mais robusto e desportivo. As cavas também foram alargadas.



A tampa do depósito foi substituída por uma de alumínio mais desportiva. O eixo traseiro foi substituído pelo do Volkswagen Polo 6N para melhor lidar com a potência. As jantes são da OZ e a suspensão é a do Lupo GTi. Os Trabi's (alcunha dos Trabant) também eram conhecidos pelo fumo que o motor produzia. Mas este é diferente. O moderno e eficiente bloco 1.6L a gasolina retirado do Volkswagen Lupo GTi serviu para dar alma a um dinossauro. Tem 16 válvulas, 125cv e injecção directa associada a uma caixa de 6 velocidades. Os catalisadores têm dois sensores de oxigênio.As ópticas clássicas foram trocadas pelos faróis de xénon do Lupo GTi e os piscas substituídos pelos do Mini Cooper.



O interior foi quase todo alterado com o painel do Lupo GTi. Os bancos substituídos por uns desportivos Recaro. Uma estrutura metálica interior serviu para reforçar a segurança do veículo. As aberturas de ventilação interior foram retiradas do Audi TT.







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