Evolução do logotipo da Volkswagen (1937-2000)

O logotipo da Volkswagen já conta com nove actualizações. Como é sabido o primeiro Volkswagen foi um projecto encomendado por Hitler. O primeiro logotipo, datado de 1937, consiste numa roda dentada com um V e um W e tem inscrito o símbolo da cruz suástica do nazismo. A segunda versão de 1939 mantém a mesma matriz mas elimina o vestígio do símbolo do nazismo.

A terceira versão, de 1945, elimina os dentes da roda e introduz um fundo preto. A quarta versão, de 1960, foi pouco feliz ao introduzir um quadrado em volta do círculo. A quinta versão retira o quadrado e introduz pela primeira vez a cor azul em substituição do preto. A sexta versão, de 1978, introduz o fundo azul, naquela que vem a constituír a base definitiva.

A sétima versão, de 1995, altera o tom do azul para um mais escuro, de forma a contrastar melhor com o branco. A oitava versão, de 1999, introduz a ideia de profundidade ao dar relevo e sombra ao logotipo. Finalmente a versão actual, introduzida a partir de 2000, assume a forma de uma superfície curva e o limite passa a ter uma borda branca.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO