Condução sob calor intenso

Nos períodos de grande calor é necessário tomar algumas precauções quando se conduz um automóvel a combustão. A mais importante é evitar o sobreaquecimento do motor. Actualmente os veículos dispõem de sensores que avisam o condutor quando o motor está excessivamente aquecido obrigando-o a parar e desligar o carro para evitar gripar o motor.

Se tiver de conduzir na altura de maior calor, ou seja no pico do Verão entre as 11 horas da manhã e as 6 horas da tarde, evite andar no pára-arranca. É no pára-arranca que o motor consome mais combustível e não em andamento. Com isso o motor tem tendência a aquecer. Mas se for inevitável ter de circular em filas de trânsito congestionadas evite andar muito próximo em relação ao carro da frente para evitar o sobreaquecimento do motor.

Certifique-se de que o radiador e a ventoínha estão ambos em bom funcionamento e que o nível da água está devidamente preenchido. É o sistema do radiador que contribui para o arrefecimento do motor. Mas em alturas de calor excessivo a circulação de água pode não ser suficiente para arrefecer o motor, entrando em funcionamento uma ventoínha que ajuda manter a água a uma temperatura aceitável. Por vezes, devido ao calor intenso, é normal essa ventoínha continuar a funcionar mesmo depois de desligado o motor, pois está programada para funcionar quando o motor atinge uma determinada temperatura. Com isso evita-se que o motor aqueça excessivamente e que as peças metálicas corram o risco de entrar em processo de fusão. Se o bloco entrar em fusão as peças metálicas agarram-se umas às outras e, consequentemente, gripam o motor por completo.

Os carros antigos são os mais sensíveis e exigem atenção redobrada pois não dispõem de tantos mecanismos electrónicos de auxílio. O único ponto de referência é mesmo a indicação de temperatura no painel de bordo. Portanto quando seguir no pára-arranca muito junto ao veículo da frente está a correr riscos desnecessários pois os gases emitidos pelo veículo da frente vêm a temperaturas elevadas e contribuem para sobreaquecer o motor do seu veículo. O melhor é guardar uma distância considerável para o veículo da frente e evitar que a luz da temperatura do motor acenda no painel de bordo. O pára-arranca é sempre de evitar no pico de Verão. Se preferível opte por circular sem muitas paragens pois quando em andamento o carro acaba por receber o fluxo de ar necessário para o arrefecer o motor. E não se esqueça de que quando acciona o ar condicionado está a aumentar o consumo do veículo.

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