

Depois de concluída a 90ª edição das 24 Horas de Le Mans, a Nissan apresentou o ZEOD RC (Zero Emission On Demand Racing Car) concept car que irá competir para o ano na mesma prova na categoria LMP1. Trata-se de um modelo que pode funcionar em modo eléctrico ou com um motor de combustão a gasolina. Promete fazer furor ao pretender ser o mais rápido em modo eléctrico.
A velocidade de ponta anunciada é superior a 300km/h. O motor de combustão funcionará como extensor de autonomia. Pode-se dizer que este será o primeiro híbrido puro a competir na mítica prova. Tanto o Audi R18 e-tron como o Toyota Hybrid não usam motores eléctricos durante a corrida propriamente. No caso do Audi apenas usa sistemas kers de aproveitamento de energia, enquanto o Toyota limita-se a usar um motor eléctrico na transição da boxe para a pista.

Será possível imaginar um carro a 300km/h na mítica prova de resistência sem ouvir qualquer ruído de motorização? A espectativa será grande e os holofotes estarão focados neste veículo. É que se o Nissan ZEOD RC tiver sucesso, poderá marcar um tempo de mudança na indústria automóvel. A Nissan irá proceder a testes até à prova de 2014 para avaliar o comportamento do veículo. O sistema de travagem regenerativa do ZEOD RC irá ajudar a carregar as baterias. Como é sabido muita da tecnologia inovadora que é usada na alta competição é transposta para os veículos de estrada. Por isso a Nissan e a Renault esperam tirar proveito deste projecto para poderem evoluir os seus carros eléctricos, nomeadamente o Leaf ou o Zoe com maiores índices de potência e maior autonomia. E por outro lado, se o ZEOD RC vencer, será uma jogada de marketing ao trazer prestígio à Nissan.

Para além da Nissan também a Porsche pretende marcar o regresso à categoria LMP1 na próxima edição das 24 Horas de Le Mans. Ainda não se sabe se a Audi sairá de cena. Portanto esperam-se, pelo menos, três equipas no LMP1 para as 24 Horas de Le Mans de 2014: Toyota, Nissan e Porsche. O público agradece ao trazer mais competição e emoção.
Sem comentários: