Kia Cee'd II SCoupé 1.6 CRDi (2013)



O Kia Cee'd já vai na segunda geração. Depois de apresentar as versões de cinco portas e carrinha do Cee'd, agora chega a versão hactchback. E pode-se dizer que o passo foi grande quando olhamos para a primeira geração. A Kia posiciona-se num segmento altamente competitivo com um produto mais atraente. A versão SCoupé de três portas está mais apelativa. Tem um ar robusto e desportivo e apresenta um estilo de condução mais ágil.

Relativamente à primeira geração, este novo Kia Cee'd é mais comprido em 60mm, mais baixo em 20mm e menos largo em 10mm. Em termos estéticos o Cee'd está mais apurado e apelativo, com Peter Schreyer a marcar pontos. O nariz aguerrido com a grelha em forma de dente, os olhos mais esticados, e o porte mais robusto tornam o Cee'd num carro menos amorfo e mais europeu.

Em termos de qualidade de construção também melhorou bastante. Alguns pormenores procuram elevar o patamar do Cee'd como a moldura cromada nos vidros laterais. O espaço à frente é confortável, e a entrada a bordo faz-se de modo fácil sem necessidade de grandes ginásticas. Já atrás a música é outra. Fruto de um design mais desportivo, os lugares traseiros sofrem de uma certa claustrofobia, embora aceitável se forem apenas dois passageiros a bordo.



O tecto panorâmico de abrir é uma opção e pode dar jeito tendo em conta que atrás as janelas são fixas. A capacidade da mala é de 380L o que é suficiente para arrumar bastante bagagem. Se os bancos forem rebatidos a capacidade aumenta para 1225L. Quanto a motores o Cee'd dispõe de um bloco a gasolina 1.4L CVVT com 90cv e outro a diesel 1.6L CRDi com 128cv, que é aquele que o mercado português mais irá absorver.

Ambos têm uma caixa manual de seis relações. A versão diesel tem um comportamento muito bom. A condução é fácil e precisa. O motor é elástico com recuperações eficazes. No entanto o consumo real difere bastante do anunciado. O valor de 4,3L/100km é algo difícil de atingir. O mais certo é ter de acrescentar uma ou duas unidades.



O nível de equipamento inicia-se na gama TX que é muito completa. Tem sistemas como assistência ao arranque em subida e bancos remarados com pele. Como opção existe um sistema de navegação que inclui câmara integrada com sensores de estacionamento.

Mecânica
Motor: Diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1598cc, 16 válvulas
Tracção: dianteira
Alimentação: injecção directa, por rampa comum, com turbo de geometria variável e intercooler
Potência: 128cv às 4000 rpm
Binário: 260 Nm às 1900 - 2750 rpm
Caixa: Manual 6 velocidades

Prestações
Velocidade máxima: 197 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 10,9 s

Consumos
Combinado: 4,3 L/100km
Emissões CO2: 112g/km

Preço
a partir de 24.345,90€

Prós e contras
+ design, comportamento, condução
- espaço atrás, lugares traseiros sem possibilidade de abrir janelas, consumo real

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