A Nissan iniciou a comercialização da segunda geração do Note. Tem uma estética mais apurada, com um preço atractivo e vem recheado de tecnologia suplementar. Já é possível fazer encomendas desde o mês de Julho. O novo Note já não tem aquele ar de pequeno monovolume, agora posiciona-se um lugar acima dos utilitários.
A frente apresenta uma grelha preta com padrão em xadrez e formato de boca com um friso inferior cromado. As ópticas alongadas constituem um prolongamento das linhas da grelha dando um ar fluído. O pára-brisas prolonga-se até ao meio do tejadilho. Na lateral há a salientar o espelho retrovisor fixo na porta, em vez de no pilar, e que trás agora piscas embutidos. As portas apresentam um baixo relevo moldado quebrando a monotonia do volume.
Na traseira a Nissan abandonou a ideia bizarra dos faróis prolongados pelo tejadilho. Agora optou por umas ópticas mais orgânicas e angulosas que prolongam as linhas curvas do vidro da bagageira. O preço está mais acessível. Por exemplo basta ver que o Note é mais barato do que um Ford Fiesta, o que não deixa de ser curioso, pois oferece mais espaço a bordo. O novo Note está mais compacto e um dos objectivos é mesmo piscar o olho aos clientes do segmento dos utilitários citadinos como é o caso do Volkswagen Polo.
Tem as dimensões de 4100mm de comprimento, 1530mm de altura, 1695mm de largura. Pesa menos 55kg do que a geração anterior. A base do Note é a mesma do novo Micra. Mas não é só nas dimensões e na forma que o Note está diferente. Ao nível de equipamento é possível encontrar opções que só se encontram em segmentos superiores. Mais por menos é esta a receita da Nissan.
Ao nível da segurança o Note trás vários equipamentos como aviso de mudança de faixa, aviso de ângulo morto e aviso de detecção de objectos em movimento. Em opção existe um sistema de visão digital a 360º para facilitar manobras de estacionamento e consiste num conjunto de quatro câmaras, sendo que duas estão integradas nos espelhos retrovisores exteriores, que fornecem uma imagem no ecrã táctil da consola central.
A versão base trás seis airbags, vidros eléctricos à frente, fecho centralizado com comando à distância e jantes de aço de 15''. Por mais 1.250€ é possível adicionar ar condicionado, rádio CD com USB e bluetooth. Na gama acima trás vidros eléctricos atrás, volante com botões, espelhos retrovisores aquecidos e jantes de liga leve de 15''. A versão mais cara junta faróis de nevoeiro, sensores de luz e de chuva, botão start/stop, câmara 360º, vidros fumados atrás e alguns acabamentos em pele.
No habitáculo o espaço abunda e é possível viajar com quatro ocupantes de forma confortável visto que o design exterior que não penalizou o interior, pelo contrário. A posição dos bancos é ergonómica. O único senão é mesmo o volante que apenas se ajusta em altura. A capacidade da bagageira varia entre 195L e 411L. Com bancos rebatidos o espaço aumenta bastante.
Quanto a acabamentos existe uma melhoria perceptível mas também é possível verificar essa qualidade no tacto já que existem menos plásticos duros. No que toca a motorizações estarão disponíveis dois blocos a gasolina e um bloco a diesel. Todos vêm com caixa manual de cinco relações.
Modelos a gasolina
1.2 (80cv): 13,7s; 168km/h; 4,7L/100km; 109g/km; 14.790€1.2 DIG-S (98cv): 11,7s; 181km/h; 4,3L/100km; 99g/km
Modelos a diesel
1.5 dCi (90cv): 11,9s; 179km/h; 3,6L/100km; 92g/km; 17.590€
2 comentários:
Acho o Nissan note 2013 mais atraente que o anterior mas eu escolhia o NOTE DIESEL fiabilidade comprovada....
Está muito melhor sem duvida. Deixou de ter o ar de monovolume.