Ford Tourneo Connect (2013)



A Ford Transit Connect apareceu no mercado, essencialmente, como um veículo comercial. Mas várias marcas começam agora a apostar numa maior versatilidade para este tipo de viaturas. A nova geração do Transit Connect, que passa a chamar-se Tourneo Connect, pretende ser mais do que um mero comercial. O objectivo é oferecer as potencialidades de um ligeiro de passageiros. Chega ao mercado nacional no final de 2013 e terá cinco lugares para a versão Ford Tourneo Connect e sete lugares para a versão Ford Tourneo Grand Connect, que é ligeiramente maior.

Com este veículo obtém-se um dois em um. Se por um lado o objectivo é usar o Ford Tourneo Connect para transportar cargas, por outro é possível usá-lo para transportar a família. O espaço a bordo permite viagens longas com conforto acrescido. O segredo foi adaptar os interiores para transportar passageiros. Versatilidade, é esta a palavra que melhor pode descrever o Ford Tourneo Connect. Na versão de cinco lugares a capacidade de carga é de 1029L enquanto que na versão de sete lugares sobe para 1287L.

Os bancos são todos rebatíveis o que premite aumentar ao máximo a capacidade de carga. No interior destaque para o painel de bordo que é idêntico a um veículo ligeiro. Dispõe, inclusivé, de mais espaço para arrumações. A visibilidade é boa devido ao tecto panorâmico. O acesso aos lugares traseiros é feito por porta de correr, uma vantagem quando se estaciona em lugares estreitos. Ao nível de equipamento existirá a gama Titanium. Quanto a motorizações existirão dois blocos todos auxiliados com turbo: o 1.6 diesel de 115cv e o 1.0 Ecoboost a gasolina de 100cv.



Trás de série sensores de luz e chuva, vidros laterais escurecidos, espelhos eléctricos exteriores rebatíveis, computador de bordo, barras no tejadilho, tecto panorâmico, ar condicionado bi-zona, sensores de estacionamento traseiro, jantes de liga leve de 16'' a ainda volante em pele. O Ford Tourneo Connect vem bem recheado para o tipo de veículo que se apresenta. Ao nível de segurança dispõe de sistema de travagem activa em ambiente urbano. Em opção é possível adicionar câmara de visão traseira, rede de retenção de carga ou jantes de liga leve com 17''.

A Ford refere melhorias ao nível da dinâmica e do conforto no novo Tourneo Connect devido à inclusão de um novo sistema de suspensão traseiro. Também o consumo foi aperfeiçoado com os novos motores. A direcção assistida passa a ser assistida por modo electrónico. Se a nível de equipamento o Ford Tourneo Connect está acima dos seus directos rivais, o preço final acaba mesmo por ser o calcanhar de aquiles onde a concorrência parece ter mais argumentos.



Modelos a gasolina
1.0 Ecoboost (100cv): 5,6L/100km; 129g/km; 24.940€

Modelos a diesel
1.6 TDCi (115cv): 4,9L/100km; 130g/km; 27.940€

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