

A Porsche tem vindo a apostar em novas tecnologias de mobilidade para não perder a corrida face aos avanços evidenciados pelas marcas japonesas. Tirando uma ou outra excepção, até agora os veículos eléctricos têm sido um exclusivo de marcas japonesas e francesas, mediante parcerias. No entanto a pouca autonomia que os veículos eléctricos oferecem colocam os híbridos numa posição de destaque. O grupo Volkswagen não é indiferente a estes avanços mas, até agora, a Porsche tem sido a única marca do grupo que tem mostrado avanços através do Panamera.
Talvez com a experiência adquirida na Porsche o grupo Volkswagen poderá expandir a tecnologia às outras marcas mais generalistas como a Skoda, Volkswagen ou Audi. Os veículos híbridos respondem às preocupações ambientais, mas permitem também poupar no combustível. E, para o cliente essa é a parte mais interessante. Poder conduzir um Porsche sem gastar combustível já não é um sonho, antes uma realidade oferecida pelo novo Panamera S E-Hybrid, mas apenas nuns meros 36 km. Se se pretender percorrer mais kilómetros há que esperar pelo novo Porsche 918 Spyder, mas este é um veículo não acessível a qualquer um.

Voltemos ao híbrido Panamera. Este é um veículo híbrido com um propulsor a gasolina 3.0L V6 biturbo e outro eléctrico. Tem uma potência combinada de 416cv e um torque de 590Nm. Em modo 100% eléctrico permite percorrer 36km. E quando se liga o novo Panamera híbrido o modo eléctrico (E-Power) é activado automaticamente. Se optar por este modo de condução a potência máxima é de 95cv. Se se desactivar o modo E-Power fica a funcionar em modo híbrido sendo a gestão da energia feita de forma automática. Mas existe, ainda, um modo de condução desportiva. Pressionando o botão Sport o Panamera afia os dentes e tira toda a potência disponível.
A bateria do motor eléctrico está instalada sob o piso da bagageira e é feita com iões de lítio. Pode ser carregada de três maneira diferentes. Uma é feita mediante aproveitamento da energia dissipada em travagens e desacelerações. Outra ainda é ligando a uma tomada mediante o sistema plug-in. Mas existe um botão E-Charge que permite que o carregamento seja feito pelo motor a gasolina em 45 minutos. O consumo combinado anunciado é de 3,1L/100km o que é um valor muito interessante para um veículo desportivo. Em termos estéticos o novo Panamera pouco difere da geração anterior. O formato é idêntico e as ópticas são muito semelhantes.

Tendo em conta que o Panamera é um dos modelos mais vendidos no nosso mercado é de esperar que o novo modelo híbrido tenha bastante aceitação já que oferece um consumo mais eficiente. Mas se os consumos diminuíram já a carroçaria do novo Panamera cresceu reflectindo-se num maior aproveitamento do espaço interior, principalmente nos bancos atrás que, agora, passam a dispor de bancos eléctricos e climatizados.

Versão híbrida (gasolina e eléctrica)
Panamera S E-Hybrid: 5,5s; 270km/h; 3,1L/100km; 71g/km; 119.883€Outras versões a gasolina
Panamera: 6,3s; 259km/h; 8,4L/100km; 196g/km; 107.553€Panamera 4: 6,1s; 257km/h; 8,7L/100km; 203g/km; 114.199€
Panamera S: 5,1s; 287km/h; 8,7L/100km; 204g/km; 124.741€
Panamera 4S: 4,8s; 286km/h; 8,9L/100km; 208g/km; 130.982€
Panamera 4S Executive: 5,0s; 286km/h; 9,0L/100km; 210g/km; 157.657€
Panamera GTS: 4,4s; 288km/h; 10,7L/100km; 249g/km; 163.242€
Panamera Turbo: 4,1s; 305km/h; 8,7L/100km; 239g/km; 186.694€
Panamera T Executive: 4,2s; 257km/h; 10,2L/100km; 242g/km; 205.181€
Outras versões a diesel
Panamera Diesel (250cv): 6,8s; 244km/h; 6,3L/100km; 166g/km; 106.171€Panamera Diesel (V6 300cv): com estreia em 2014
1 comentário:
grande máquina mas continua uma versão esticada do 911