Peugeot 308 II (2013)



Ao contrário daquilo que a Peugeot tem feito em outros modelos, o novo 308 mantém a mesma designação do modelo anterior. Seria de esperar um Peugeot 309 em vez de 308, mas a marca do leão optou por manter o mesmo número. A nova geração do pequeno compacto familiar assenta na nova plataforma modular EMP2 do grupo PSA e estreada no Citroën C4 Picasso. Tem novos equipamentos, motores com consumos reduzidos e emissões a respeitarem a norma Euro VI. Estará disponível no mercado nacional em meados de Outubro.

O novo 308 não constitui um facelift, nem uma renovação. A Peugeot partiu do zero e tenta subir a fasquia de qualidade procurando aproximar o pequeno hacthback familiar do segmento dos premium. À primeira vista a qualidade perceptível assim parece orientar o novo 308 deste objectivo. Em termos estéticos está mais apurado. A nova grelha de dimensão mais reduzida favorece a imagem geral.

Um dos grandes defeitos que a anterior geração de veículos da Peugeot tinha era a sua grelha frontal demasiado grande. Agora a proporção foi revista e possuí uma moldura cromada. Para além disso foi adicionada uma grelha horizontal inferior que lhe confere mais dinamismo. Os faróis estão mais cerrados e agora acompanham a linha horizontal de recorte do capôt em vez de aparecerem do forma isolada. Percebe-se a intenção de integração de vários elementos nas linhas gerais. Ao olharmos para os faróis esbeltos e afiados percebe-se as parecenças com o Opel Astra.



As luzes diurnar em Leds aparecem na parte superior da óptica em forma de tira horizontal. Na lateral a moldura cromada a envolver o envidraçado transmite a ideia de um veículo de nível superior. A linha de cintura tem agora um vinco musculado pronunciado que se prolonga até às ópticas traseiras. O aileron traseiro permite obter um melhor comportamento aerodinâmico. Atrás o pára-choques tem vários níveis de recorte a quebrar a volumetria. As ópticas traseiras são elegantes mas o desenho lateral em forma de cunha é discutível e não é consensual.

O novo 308 é mais leve que a anterior geração já que a plataforma pesa menos 70kg. No geral é mais leve em 140kg. A juntar a isto a melhoria na aerodinâmica e na eficiência dos novos motores e transmissões, o consumo e as emissões acabam por sair bastante beneficiados. Os pneus serão de baixa resistência ao rolamento. O centro de gravidade está mais baixo e a suspensão está mais confortável tornando o novo 308 mais dinâmico e divertido de conduzir especialmente em curvas.



Por fora o 308 está menor mas no interior o espaço mantém-se e até a capacidade da mala cresceu. Os materiais e acabamentos viram a sua qualidade melhoradas. A posição do novo volante com forma mais compacta, denominado Peugeot i-Cockpit, permite visualizar o painel de instrumentos sem desviar o olhar da estrada. O ecrã táctil multifunções de 9,7'' permite "limpar" a consola central de pequenos botões.

O aspecto interior está mais moderno com acabamentos em cromado a darem um ar sofisticado ao ambiente a bordo. Mas há certas escolhas que são duvidosas. Não se percebe o critério de colocar o ponteiro do velocímetro a girar em sentido contrário ao do conta-rotações. Em termos de equipamento, novo 308 terá três níveis: access, active e allure. Os primeiros 100 clientes que façam uma pré-reserva de veículos a diesel terão a oferta de equipamento de nível superior à versão escolhida.



O nível base access dispõe de vidros eléctricos à frente, sensor de pressão de pneus, ar condicionado, faróis diurnos em Leds, cruise control e rádio CD com MP3, bluetooth e UBS. Em opção existem sensores de estacionamento atrás e jantes de liga leve de 16''. Já o nível active adiciona sensores de luz e chuva, climatizador bizona, cruise control programável, faróis de nevoeiro, sensores de estacionamento traseiros, sistema de auxílio ao arranque em subida, jantes de liga leve de 16'' e ainda ecrã táctil com sistema de navegação.

Finalmente o nível allure permite ter faróis de cruzamento em Leds, sensores de estacionamento frontais, travão de estacionamento eléctrico, jantes de 17'', tecto panorâmico, vidros escurecidos e um sistema de travagem automática de emergência em opção. Comum aos três níveis são as opções de estofos em pele, câmara de visão traseira e sistema de vigilância de ângulo morto. Falta saber qual será o resultado aos testes de segurança da Euroncap.

Modelos a diesel
1.6 HDi (92cv): 11,3s; 183km/h; 3,6L/100km; 93g/km; 23.100€
1.6 e-HDi (115cv): 10,2s; 196km/h; 3,7L/100km; 95g/km; 24.200€

Modelos a gasolina
1.2 VTi (82cv): 13,3s; 172km/h; 5,0L/100km; 114g/km; 20.390€
1.6 THP (156cv): 8,0s; 215km/h; 5,6L/100km; 129g/km; 26.890€

Motorizações disponíveis em 2014
1.2 tricilíndrico (105cv) a gasolina
1.2 tricilíndrico (130cv) a gasolina
1.6 Blue HDi (100cv) a diesel
1.6 Blue HDi (120cv) a diesel
2.0 Blue HDi (150cv) a diesel

1 comentário:

gti

bastante melhor (mais sóbrio e "germânico"). os faróis gigantescos e a grelha enorme desapareceram. a consola central minimalista está um must.

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