![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRdbuunymU1QfUv0R29b3R0aRlSXTartpZKnsmaHiQuH-ZgwhunyOpWCkLk2hupAG3J2kq83BCKbaSl2gOBbNVnU2sXROLI-aA-Tq9xbqAWEkAZT80qdUKprqx4eAB9hdEbBfMsxEkGXDo/s1600/holden-car_small.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhonNkotzvxILJZuqneb1pVdSFcaz-Ql4jhjDHdlpeeek6LgurK2OtmtuexsqQ-Ked81SNk1qlBBOAszmQUn7FnVWUKW_rCdrnTTw2UUYoVhF2yHjA8A1NlJZ4yfBYjaNWYewReexAVAQt_/s1600/holden+car.jpg)
A marca construtora de automóveis Holden foi considerada insustentável na Austrália e irá cessar a produção das suas fábricas em 2017, depois de 65 anos a construir viaturas. Milhares de empregos estarão em risco após essa data. A deslocalização da fábrica para outro país poderá ser a solução. Mas a venda do capital da marca é outra hipótese. A própria Ford já anunciou que irá cessar actividade nesta região em 2016. Também a Toyota planeia abandonar o país. O lendário Holden Commodore foi o grande marco da marca australiana e desde 1981 que já teve várias versões. A fábrica de Port Melbourne é onde se produz o motor V6 da Holden.
Existem várias razões que justificam a insustentabilidade da marca. O custo de mão de obra elevado, o peso do dólar, o mercado reduzido e ainda a falta de competitividade. Mas também existem rumores que apontam as culpas para o próprio governo australiano que menosprezou a fábrica e os trabalhadores. Um trabalhador que laborou toda a vida na Holden receia aquilo que o futuro reserva para o seu filho e perguntou "what will he be, a Hyundai man, a Kia man or a Daewoo man?" A luta com os sindicatos não se averigua fácil para a marca e para o governo.
Sem comentários: