![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqyM6j5vYF-hgP2yvGeaCIK-hciJ5R8DXZcN3bfo4ge3bm7Se1CgccCy1m6XTkXuYizzdcssB_ElQ5by6NTf6Lg63LIW2q5WaqTLA4YQsKRsNTtkS5OB7_Q5AWGCwOQoCq7m2pmNXmxhMx/s1600/volvo-solar-charger-small.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLt-PEjofpxAKhkhEWjkniNwCLgaUM3cOyHUi1WbOEGVM5GqQi6xr55-pgw7QfyXCId-TcBPNrOYDjvx3ihNsMf9Hhbox0gg7HziB81UllOod8FwPWP61TlxVJDEeUuy-JhMf9pl47cFYh/s1600/volvo-solar-charger.jpg)
A utopia pode estar mais próxima do que se pensa. Circular com um veículo 100% eléctrico deixou de ser uma miragem e é já uma realidade. É bastante mais económico circular com um veículo que não usa motores de combustão, no entanto a total independência energética ainda não foi atingida. Será possível lá chegar graças ao uso da energia solar. Este é o último patamar que resta ultrapassar para a total independência energética. Ao contrário dos combustíveis fósseis, a energia proveniente do sol é totalmente gratuita (!).
A energia solar vai fazer baixar o preço do crude?
A Toyota já usa paineis solares no tejadilho do Prius para fornecer energia a alguns sistemas eléctricos do veículo como o ar condicionado. Mas até agora ainda nenhuma marca ousou fazer uso da energia solar para carregar as baterias de veículos eléctricos ou híbridos. A Volvo decidiu meter mãos à obra e lançou um concurso de ideias para o projecto de um carregador solar. O gabinete Synthesis Design & Architecture acabou por ser o vencedor com um painel solar tridimensional escultórico.
Trata-se de uma estrutura espacial tensionada em forma de "batata frita" com 252 paineis solares flexíveis de vinil fotovoltaico devidamente integrados que armazenam energia para carregar a bateria do Volvo V60 híbrido a diesel. Tem a grande vantagem de ser portátil ou seja pode ser desmontada e arrumada na bagageira do carro. A estrutura perimetral é dobrável e leve devido ao uso de tubos de alumínio. A membrana tensionada é construída em tecidos flexíveis. A montagem / desmontagem desta estrutura de 68 kg pode ser feita em uma hora.
A concepção formal partiu do gabinete SDA em colaboração com engenheiros e especialistas em energia solar. O objetivo foi provar que um painel solar não tem de ser um objecto neutro. A potência gerada pelos paineis solares é de cerca de 450 watts em condições de exposição solar ideais com céu limpo. Veja a entrevista com os criadores deste projecto.
1 comentário:
o futuro está aí