A Deco Proteste realizou um estudo comparativo entre os crossovers Peugeot 2008, Opel Mokka e Renault Captur. Os crossovers são um tipo de veículo que caiu na moda. Situam-se abaixo dos SUV's. Alguns podem andar fora de estrada com algumas limitações, mas regra geral é na cidade que se sentem bem. São ligeiramente mais altos que os carros normais.
Destes três crossovers o melhor acabou por ser o Opel Mokka. Tem uma mala de 260L, o que é pouco, mas rebatendo os bancos a capacidade aumenta. O Mokka é robusto, económico e apresenta um comportamento dinâmico. O interior apresenta acabamentos sólidos e bem construídos com alguns elementos em cromado. O espaço à frente é amplo, já atrás não é a mesma coisa. Quanto a equipamento dispõe de faróis de xénon e vários sistemas de segurança como são os casos do sistema de alerta de colisão e aviso de saída de faixa. A caixa de velocidades tem seis relações e um bom comportamento. O Mokka venceu na globalidade. Mas comparativamento com os outros modelos franceses o preço do Mokka é mais elevado. Acaba por ser uma condicionante de peso.
O Peugeot 2008 tem uma mala de 290L, ligeiramente maior que a do Mokka e Captur. O acesso e formato da mala são bons. Para rebater os bancos exige algum esforço. O interior tem bons acabamentos causando a sensação de qualidade perceptível. O painel de bordo e a consola central com poucos botões impressionam. O sistema Grip Control, em opção, permite adaptar o controlo de tração para a situação mais desejada. A qualidade global do 2008 é razoável. A condução é fácil devido à direcção comunicativa. A caixa de velocidades é ágil mas pouco precisa perdendo para o Captur neste aspecto. A distância de travagem poderia ser melhor.
Peugeot 2008 e Renault Captur têm diferenças mínimas, mas o Captur acaba por ganhar por uma pequena vantagem devido ao habitáculo, motor e comportamento em estrada. É seguro e espaçoso. A bagageira é bastante versátil. É prático e a estética moderna. Tem muitas zonas de arrumação. O único senão é mesmo o conflito do pedal de travão com o pedal de acelerador. A frente é espaçosa e atrás é melhor que o Mokka. O forro dos bancos pode ser removido para lavagem. A condução do Captur é fácil e dinâmica.
Modelo | Motores | Cilindradas | Potências | Custo / km | Preço | Testes colisão | + | - |
Opel Mokka | Gasolina | 1.364 a 1.598cc | 115 a 140cv | 0,33 € | a partir de 21.970€ | 5 estrelas | autonomia, espaço à frente, conforto, equipamento de segurança | visibilidade global, diâmetro de viragem |
Diesel | 1.686cc | 130cv | 0,30 € | a partir de 25.720€ | ||||
Renault Captur | Gasolina | 898cc | 90cv | 0,24 € | a partir de 15.450€ | 5 estrelas | espaço à frente, versatilidade do piso da bagageira, forros bancos laváveis, arrumos | sistema de aquecimento |
Diesel | 1.462cc | 90cv | 0,24 € | a partir de 18.950€ | ||||
Peugeot 2008 | Gasolina | 1.199 a 1.598cc | 82 a 120cv | 0,24 € | a partir de 15.950€ | 5 estrelas | acesso à bagageira | distância de travagem, caixa de velocidades |
Diesel | 1.398 a 1.560cc | 68 a 115cv | 0,23 € | a partir de 18.500€ |
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