![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh671Ybi01x56bHItcqyXO1UurMgW8eREdZvdWV85IiYkyVgpLtL5u6mUeJHL8Jp6wZgxOGr2YLkvt2A1tqJOGzEKkc8b3FNAkfpg4PJIcEzWdKV5jCe5QohnY6lCgHzA1OuvTNmLmzpFxo/s1600/sistema-travagem_small.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiF2K7IHgnnt76EYzY7e3Hrf7lE2Ja5D6loOs-Ygy6sNS4KhANHYVVrPappWpgQR4Z7QphIh4F1v90Av7iEk0tVcqb3sxhgwtksR5c9v8atfnus_QN2cAnAZ4tMoI3QPcSLxFcgf4GzeXrU/s1600/sist-travagem.jpg)
Várias marcas automóveis começaram a aplicar sistemas automáticos de travagem em caso de risco de colisão para mitigar eventuais impactos na viatura ou em peões e passageiros.
São denominados AEB (Autonomous Emergency Braking).
Quando o sistema detecta um obstáculo e efectua um cálculo prevendo que o condutor não terá tempo de evitar um impacto, o AEB entra em ação de forma automática, activando os travões. No entanto alguns sistemas só funcionam a velocidades reduzidas.
A DecoProteste realizou um estudo em parceria com a EuroNcap para avaliar a eficácia de vários sistemas. Veja os resultados.
Marca | Modelo | Sistema | Estrada (1 a 3) | Cidade (1 a 3) | ||
Mercedes | Classe E | Pre-Safe Brake | 2,7 | Bom | 3 | Bom |
Volvo | V40 | City Safety + Collision Warning with Full Auto-brake | 2,6 | Bom | 2,9 | Bom |
Volvo | XC60 | City Safety | - | - | 1,9 | Adequado |
VW | Golf | Front Assist | 2,2 | Bom | - | - |
Mitsubishi | Outlander | Forward Collision Mitigation | 1,9 | Adequado | 2,1 | Bom |
Honda | Civic | Collision Mitigation Brake System | 0,4 | Mínimo | - | - |
Fiat | 500L | City Brake Control | - | - | 1,8 | Adequado |
Ford | Focus | Active City Stop | - | - | 1,7 | Adequado |
Sem comentários: