![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIEuGG418ccDfrRdcxcBq0m3KcU9vbbhlcY3Jms0EJcFiwgjjSD3KHxPmToT6TwMy1y6OHq1BZhtHCe3oXOSghf8H6lxpN-rETSt32sM_SnyUR8WhFl_UVEf2RnceRAzpOe6WwVGS2gFIz/s1600/battery_small.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSiaMlq6x8TvnWIoNPbb7zR8s3q2XVGvKDOtfbKis-W3WCAXH_UMI6oz5sglzL2G6krtCD6eWst5Okk3Aj8kdAIH86-nzX-dmGrcIHkzTuWqSZZi3sJEJl9fC6jq-y6ejylNGr5CQyXmcD/s1600/battery-light.jpg
)
Os sistemas automáticos de Start/Stop foram introduzidos nos automóveis com o objectivo de reduzir os consumos de combustível. Todos têm a opção de ligar e desligar. Alguns acabam por ser imperceptíveis, outros são mais eficazes que outros. É sempre chato aquele momento de reaccionamento do motor no arranque após paragem forçada, mas após habituação nem se nota a diferença. Alguns sistemas actuais até têm mecanismos de gestão de energia, deixando de funcionar quando a bateria tem pouca carga.
E é aqui que reside o único senão dos start/stop. Quando se pensa que se está a poupar no combustível acaba-se por desgastar mais rapidamente a bateria. E uma bateria para carros com sistema start/stop é mais cara do que para um carro normal. Isto já para não falar no motor de arranque e no alternador que sofrem um desgaste prematuro no pára e arranque do motor. Aquilo que se pensa estar a poupar em combustível poderá acarretar outro tipo de custos superiores.
A situação mais aconselhável para usar start/stop é mesmo no caso onde se prevê ficar retido no trânsito durante algum tempo numa fila congestionada. Mas talvez a simples paragem num sinal vermelho não justifique o seu uso. O mesmo é dizer que o uso de ar condicionado para pequenas deslocações é sempre desaconselhável. As novas tecnologias por vezes acarretam alguns custos negligenciados.
Sem comentários: