![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6uqdH6atSemV4zhY4bN2jM38lvdacE6j7HtsJMy9HIWks5v2gwYWzo7Op6iedG_nb6fqubqn3jbkRjL_TsJTwqWPK29_dRDSIOuEupFswxxxDbNb4gLS5eu1j8KRAxpUpZDw-19TdHHFn/s1600/ponte-nova-jersey_small.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVuiREPBDppFG8VvOHXX6ucUR5Pj3e53ffeUBJT5yYxjjFBkCFNNCRh1ejIHQ66Zwsciv4rGt9x457RDxAGK8fgqmfZJKUqn3k-Uzs8BfXXBQwXQFUzb-rq68u2nwKWA0Icr1HxMWWor9C/s1600/ponte-nova-jersey.jpg)
O escândalo aconteceu e agora ameaça a promessa republicana para Casa Branca em 2016, o presidente da câmara de Nova Jersey - Chris Christie. Tudo começou quando em 2013 o trânsito na ponte de Nova Jersey foi cortado e reduzido a uma faixa com a introdução de cones delimitadores. O efeito foi imediato com o trânsito congestionado nas horas de ponta. Muitos questionaram a origem de tal medida. Na altura foi argumentado que tinha como objectivo realizar um estudo sobre trânsito. Mas posteriormente começaram a surgir as primeiras acusações de que aliados de Christie na Autoridade Portuária teriam lançado uma operação de represália política.
O caso já é conhecido como "Bridgegate". Uma série de emails divulgados acabaram por confirmar as acusações. As mensagens provaram que houve uma intenção clara de interromper repentinamente o trânsito em setembro de 2013 para provocar transtornos nas condutores durante quatro dias seguidos, e vingando-se do governador de Fort Lee, o democrata Mark Sokolich, por não ter apoiado Christie na sua campanha de reeleição no ano passado. A ponte em questão une Nova Jersey com a localidade de Fort Lee. Uma das mensagens trocadas referia "hora de haver alguns problemas no trânsito em Fort Lee".
No meio desta vingança a reputação de Chris Christie caiu a pique e a sua candidatura para a Casa Branca está em risco. O presidente da câmara de Nova Jersey já veio afirmar que desconhecia aquilo que os seus parceiros efectuaram, numa tentativa de limpar a imagem. Aquilo que parecia uma simples represália política, mediante o abuso de poder, acabou por provocar danos colaterais em terceiros. Uma ambulância acabou por ficar retida no trânsito sendo que a paciente que seguia a bordo acabou por falecer antes de entrar no hospital devido à morosidade provocada pelo engarrafamento.
1 comentário:
em Portugal há uns "espertinhos" que põem semáforos para entupir o trânsito