Citroën C4 Cactus (2014)



A Citroën vai colocar no mercado nacional já em Julho uma viatura algo diferente do habitual. Denomina-se de C4 Cactus e trata-se de uma espécie de Crossover com um design de cariz experimental que pretende espicaçar a curiosidade dos clientes. Mas se repararmos bem não é assim tão "radical". A frente tem traços do novo C4 Picasso enquanto a traseira já oferece algo de novo. O forro exterior das portas com um material distinto da carroçaria faz recordar as antigas carrinhas familiares americanas decoradas com madeira.

Para além do design o preço também será uma aliciante dado que o modelo de base andará abaixo dos 20.000€. A apresentação do C4 Cactus foi a 5 de Fevereiro, precisamente a data de nascimento de André Citroën. Como se referiu, a frente do C4 Cactus é decalcada do C4 Picasso. As luzes diurnas horizontais posicionam-se acima das ópticas dos médios e máximos. A tradicional grelha no pára-choques, que marca um pouco a indústria automóvel, foi eliminada. Em vez disso existe uma abertura discreta na base da protecção da carroçaria, onde também se alojam os faróis de nevoeiro nas extremidades.



Mas se o pára-choques foi limpo das usuais grelhas já na lateral foi acrescentado um novo elemento que pode ser considerado dissonante e inestético. A Citroën denominou este elemento de Airbumps que mais não são do que películas de plástico macio com bolsas de ar incorporadas para absorver o impacto de pequenos toques. O C4 Cactus pretende ser audaz e quebrar o status existente no mercado mas é uma aposta arriscada pois pode não ser muito bem aceite. O C4 Cactus foi construído sob a base do C3 e tem 4,16m de comprimento, 1,73m de largura, e 1,48m de altura. A mala tem uma capacidade de 358 litros e a sua abertura faz-se em modo compasso.



Dispõe de um amplo tecto panorâmico com filtro térmico e de barras no tejadilho. O pilar traseiro tem um desenho que pretende destacar-se do tejadilho. Em termos de segurança o C4 Cactus tem o aribag de segurança do pendura localizado no tecto o que permitiu libertar mais espaço no porta-luvas. As cores da carroçaria poderão usar uma combinação personalizada, embora as cavas, pára-choques e base sejam em plástico rígido de cor negra. No interior enfoque para os tecidos, couro e plásticos algo duros mas de acabamento cuidadoso. Um pouco à imagem dos novos modelos da marca francesa o tabelier apresenta-se limpo e minimalista sem muitos botões, devido ao ecrã táctil de 7''. Less is more é o objectivo.



É possível escolher no ecrã o serviço Citroën eTouch que consiste numa chamada para efectuar uma assistência à viatura. Quanto a motorizações a Citroën irá dotar o C4 Cactus de blocos eficientes de baixa cilindrada. Existirão dois motores de três cilindros a gasolina com 82cv e 1.0L de cilindrada e ainda outro com 110cv e 1.2L. Nos diesel destaque para o 1.6 e-HDi com 92cv e um ecológico Blue HDi de 100cv com consumo médio de 3,1L/100km. A marca francesa garante que o custo de manutenção do C4 Cactus será inferior em 20% em relação a uma berlina compacta.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO