Volvo V60 Plug-in Hybrid (2014)



A nova Volvo V60 recebeu uma versão híbrida com um motor diesel aliado a um bloco eléctrico. A nova carrinha é um passo em frente da marca sueca em termos de mobilidade alternativa aos motores a combustão, mas sem descorar na autonomia. Se é verdade que os veículos 100% eléctricos ainda têm pouca autonomia, então juntar o melhor de dois mundos foi a melhor opção que a Volvo tomou.

E para tornar a V60 Plug-in Hybrid ainda mais aliciante a Volvo dotou o modelo com tracção às quatro rodas. Talvez o único senão seja mesmo o preço que vai afastar muitos clientes. Esta nova tecnologia tem um preço caro que, com a massificação, tenderá a baixar os custos de produção. Comparativamente com a versão que dispõe de apenas um bloco a diesel, o híbrido é mais caro em 4.000€.



No entanto é possível amortizar facilmente esta diferença nos km percorridos. Quanto à estética a Volvo V60 Plug-in Hybrid não difere muito de uma Volvo V60. Veículos eléctricos ou híbridos são modelos como outros que apenas dispõem de um sistema de propulsão diferente mais amigo do ambiente. Algumas marcas optam por diferenciar, talvez de forma errada, a estética destes modelos em relação aos veículos a combustão sem qualquer necessidade.

Um grande trunfo da Volvo V60 Plug-in Hybrid é a sua autonomia total de 900km. Para quem efectua deslocações reduzidas no dia-a-dia em cidade é uma mais valia. A Volvo refere que este novo híbrido é um três em um, ou seja uma carrinha desportiva de luxo com performances mais interessantes, com um consumo inferior e com uma determinada autonomia em modo eléctrico. Curioso ainda é o facto de a Volvo ter separado as motrizações consoante a fonte de energia, talvez para simplificar a mecânica. O bloco de combustão fornece tracção às rodas dianteiras enquanto o bloco elétrico transmite energia ao eixo traseiro.



O arranque dá-se sempre em modo híbrido para poupar no consumo. A Volvo V60 Plug-in Hybrid dispõe de vários modos de condução. Em modo Pure funciona apenas o motor eléctrico. Acima de 120km/h entra em acção o motor diesel. Em modo Power actuam os dois sistemas em simultâneo. Em modo Save é possível recarregar a bateria. A caixa é automática com seis velocidades e dispõe de sistema start/stop automático.

Os acabamentos interiores do nova V60 Plug-in Hybrid são de nível premium e vem de série com consola central em ecrã TFT. O painel de instrumentos está seccionado em quatro temas (Eco, Elegance, Performance e Hybrid) para dar o máximo de informação ao condutor.

Mecânica
Motor de combustão: diesel, dianteiro, 5 cilindros em linha, 2401 cc, 20 válvulas
Alimentação do motor de combustão: injecção directa, com turbo e rampa comum
Potência do motor de combustão: 215 cv às 4000 rpm
Binário do motor de combustão: 440 Nm às 1500-3000 rpm
Motor eléctrico: síncrono de magneto permanente com bateria em iões de lítio 400V, 11,2kWh
Potência do motor eléctrico: 70cv
Binário do motor eléctrico: 200 Nm
Potência combinada: 280 cv
Binário máximo combinado: 640 Nm
Tracção: integral
Caixa: automática 6 velocidades

Prestações
Velocidade máxima em modo diesel: 230 km/h
Velocidade máxima em modo eléctrico: 120 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 6,1 s
Autonomia em modo eléctrico: 50km
Autonomia total: 900km
Tempo de carga da bateria do motor eléctrico: 3 a 8 horas em tomada doméstica de 220V

Consumos
Em modo híbrido: 1,8L/100km
Emissões CO2: 48 g/km

Preço
a partir de 62.700€

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