Audi A3 Cabrio II (2014)



O novo Audi A3 acaba de receber a versão descapotável. Apesar da Primavera tardar em chegar, os dias de sol já se começam a vislumbrar e nada melhor do que abrir a capota para disfrutar do bom tempo. Destaque para as versões de entrada a gasolina e diesel que apresentam o mesmo preço. Os modelos usam diferentes tipos de combustível mas têm em comum usarem a mesma tecnologia de sobrealimentação com turbo. A nivelação do preço é um facto que tenderá a acontecer noutras marcas.

O Audi A3 Cabrio vai na segunda geração sendo que a primeira teve pouca expressão no nosso mercado com apenas 400 unidades vendidas. A segunda geração está mais comprida, mais larga e mais baixa, no entanto pesa menos 60kg fruto do uso de materiais mais leves. Este é um modelo cabriolet purista, ou seja com capota de lona, e é capaz de levar quatro passageiros a bordo. No entanto não se pense que pelo facto da capota ser de lona que os ruídos a bordo tenderão a sentir-se muito.



A nova capota foi alvo de um trabalho de insonorização. De facto os ruídos são menos perceptíveis. Para se accionar a capota basta pressionar um botão e esperar 18 segundos para que seja recolhida ou fechada. Mas se não tiver paciência para esperar pode fazê-lo em andamento até uma velocidade de 50km/h. Quanto à bagageira oferece 320L com a capota fechada e 275L com a capota recolhida. No capítulo das motorizações são as mesmas usadas no A3 normal. O bloco mais apetecido do nosso mercado será certamente o 1.6 TDI.

Quanto à estética o novo A3 destaca-se da anterior geração pelo uso de alumínio na moldura do pára-brisas e na envolvente da capota. Dá outro toque na transição de materiais. O pára-choques frontal não difere muito da versão normal. Atrás já existem algumas ligeiras diferenças fruto da normal alteração na carroçaria. No entanto com a capota fechada o A3 Cabrio não acusa sinais inestéticos. No interior os materiais e acabamentos são os mesmos usados no hatchback.



Quanto a equipamento traz um útil ecrã infoteinment. Em opção existe um sistema que permite alternar vários parâmetros mecânicos do veículo de modo a oferecer diferentes comportamentos na condução. Também existe outro sistema em opção que permite aquecer o pescoço, bastante útil quando se circula com a capota aberta. Quanto a segurança o novo A3 Cabrio traz um sistema de bloqueio transversal electrónico com ESC, sistema de controlo de tracção, airbags para o joelho e ainda um aro de segurança escondido atrás que se acciona caso o veículo capote.

Modelos a gasolina
A3 1.4 TFSI (125cv): 10,2s; 211km/h; 5,3L/100km; 124g/km; 38.060€;
A3 1.4 TFSI (140cv): 9,1s; 218km/h; 5,0L/100km; 114g/km; 40.060€;
A3 1.8 TFSI (180cv): 7,7s; 242km/h; 6,0L/100km; 140g/km; 44.160€;

Modelos a diesel
A3 1.6 TDI (110cv): 3,9L/100km; 104g/km; 38.060€;
A3 2.0 TDI (150cv): 8,9s; 224km/h; 4,2L/100km; 110g/km; 43.560€;

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO