O Hyundai i30 está mais maduro e apresenta uma qualidade de construção bastante boa. Os materiais e acabamentos são de bom toque o que coloca o pequeno familiar coreano num patamar mais acima do habitual, capaz de morder os calcanhares a alguns modelos premium, mas por um preço mais acessível. O i30 também é capaz de ombrear com os franceses Renault Mégane ou Citroën C4. A Hyundai colocou uma versão GO! que oferece leds nas ópticas traseiras, frisos laterais de protecção e ar condicionado automático por um preço competitivo de 22.750€.
O i30 tem um design evoluído mais ao gosto europeu mas com génese oriental com as ópticas alongadas e afiadas. A enorme grelha frontal em formato trapezoidal dão mais agressividade bem como os faróis de nevoeiro e luzes diurnas em led nas laterais inferiores. A carroçaria apresenta um formato mais musculado e fluído com linha de cintura e cavas de roda mais pronunciadas. O motor a diesel com 1.6L a gasóleo de 110cv, o preferido do mercado nacional, também tem origem europeia. É económico e oferece boas prestações.
O único senão deste bloco são mesmo as recuperações algo lentas e o ruído. A insonorização mereceia um melhor reparo. A caixa é manual com seis relações mas o seu escalonamento deveria ter um afinamento mais a condizer com o tráfego citadino. Por isso há que ter alguma paciência com este bloco nos pára-arrancas. O comportamento do i30 em curva revela-se equilibrado. Quanto ao interior o i30 tem um layout agradável e materiais que não são premium mas apresentam boa qualidade. Nota-se um certo cuidado no detalhe mas o uso dos comandos não se revela muito intuitivo e requerem alguma habituação.
Os bancos frontais (e traseiros) são confortáveis. A capacidade da mala é suficiente para viagens longas de uma família inteira. Quanto a equipamento o i30 mostra mais valias aos potenciais clientes. Ao nível da segurança o modelo coreano obteve 5 estrelas nos testes da Euroncap. Dispõe de distribuição electrónica da travagem, controlo da tracção e controlo electrónico de estabilidade. É possível alternar entre três modos de condução (comfort, normal e sport) graças à assistência variável da direcção.
Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1582 cc, 16 válvulasTracção: dianteira
Alimentação: injecção directa por rampa comum com turbo e intercooler
Potência: 110 cv às 4000 rpm
Binário: 260 Nm às 1900-2750 rpm
Caixa: manual 6 velocidades
Dimensões
Comprimento: 4300 mmLargura: 1780 mm
Altura: 1470 mm
Peso: 1365 kg
Mala: 378 L
Depósito: 53 L
Pneus 205/55 R16
Prestações
Velocidade máxima: 185 km/hAceleração 0-100 km/h: 12,3 s
Consumos
Combinado: 3,8 L/100kmEmissões CO2: 100 g/km
Preço
a partir de 23.460€Prós e contras
+ boa qualidade, relação preço / produto
- má insonorização do motor, recuperações lentas
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