Lexus IS 300h IV (2014)



O novo Lexus IS 300h está mais refinado e apurado. A denominação IS designa Intelligent Sedan. Trata-se de um híbrido da marca nipónica e apresenta uma condução confortável e materiais de nível premium. Quanto a equipamento vem bem recheado. Mas este não é um modelo inteiramente novo. As grandes mudanças estéticas são mais perceptíveis na traseira. Na frente as ópticas estão mais afiadas e com um formato mais complexo mas muito próximas da anterior geração. A grelha agora tem a forma de uma âmpola com moldura cromada.

Quando passamos para a lateral repara-se logo no maior comprimento da traseira. O novo IS 300h está mais comprido. O novo desenho do pára-choques traseiro apresenta uma linha de costura junto à cava da roda com um ligeiro baixo relevo. As ópticas aqui estão bem mais afiadas e agressivas. Em suma o novo produto do grupo Toyota apresenta um nível elevado de construção da carroçaria exterior.



O novo IS 300h vem com vários equipamentos de série como sensores de luz, faróis de xénon, luzes diurnas em leds, climatizador automático, comandos no volante e sistema infoteinment com rádio CD/mp3, ligação bluetooth e USB. O ecrã é táctil com 7''. Apresenta três modos de condução: eco, normal e sport. Quanto a segurança o IS 300h obteve 5 estrelas nos testes da Euroncap. O interior é muito aprimorado e o manuseamento do painel de bordo é bastante intuitivo. A posição de condução pode ser algo baixa mas revela-se confortável.

Ao arrancar o IS 300h utiliza apenas o motor eléctrico para poupar no consumo. É uma sensação curiosa iniciar o arranque em modo silencioso. No entanto quando o motor de combustão entra em funcionamento o silêncio continua a predominar já que a Lexus procedeu a um excelente trabalho de insonorização. Para aqueles que são adeptos de ouvir o ruído de um motor a gasolina este não é o modelo mais indicado. Um senão é o pedal eléctrico do travão de imobilização que talvez devesse ser substituído por um botão na consola central.



Apesar do IS 300h ser um modelo híbrido os seus consumos (reais) andam ligeiramente afastados do anunciado em estrada. Já em cidade é possível obter um valor mais próximo de 4,4L/100km dado que o motor eléctrico é chamado a intervir mais vezes. Se andar muito em estrada o mais certo é adicionar duas unidades ao valor de consumo indicado pela Lexus. O que não é uma mais valia para um híbrido já que há modelos no mercado a diesel que conseguem valores inferiores. O peso do IS 300h acaba por penalizar o consumo.

Mecânica
Motor a combustão: gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 2494 cc, 16 válvulas
Potência do motor a combustão: 181 cv às 6000 rpm
Binário do motor a combustão: 221 Nm às 4200-5400 rpm
Motor eléctrico: síncrono de magneto permanente
Potência do motor eléctrico: 143 cv
Binário do motor eléctrico: 300 Nm
Bateria do motor eléctrico: hidretos metálicos de níquel
Potência combinada: 223cv
Tracção: dianteira
Caixa: automática

Dimensões
Comprimento: 4670 mm
Largura: 1610 mm
Altura: 1430 mm

Prestações
Velocidade máxima: 200 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 8,3 s

Consumos
Combinado: 4,4 L/100km
Emissões CO2: 103 g/km

Preço
a partir de 38.000€

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO