Mercedes Benz classe C V (2014)



O Mercedes Benz slasse C é o modelo mais vendido de sempre da marca alemã e chega, agora, à quinta geração com algumas modificações significativas. A começar logo pelo design mais desportivo inspirado no novo classe S. Se é verdade que o classe C sempre pautou por uma linhagem clássica, agora a intenção foi adicionar alguma pitada de pimenta. A clássica grelha frontal de maiores dimensões é agora acompanhadas por umas ópticas mais arregaladas com um design inovador em leds. O capôt tem um novo formato com o recorte do remate a ser feito antes de chegar à grelha. As entradas de ar inferiores dão mais desportividade ao novo classe C.

Na lateral, para além do acentuado vinco da linha de cintura, existe uma linha inferior em curva que se prolonga até ao pára-choques traseiro dando mais dinâmica ao modelo. Atrás realce para os rasgos verticais efectuados nas laterais do pára-choques conferindo mais agressividade a um modelo que sempre se destacou pela discrição. O classe C tem uma nova filosofia estética cujo objectivo passa, claramente, por piscar o olho a uma clientela mais jovem. Só resta saber se a clientela mais velha se mantém fiel a esta nova linguagem. Mas as inovações não se ficam pela casca. Também a tecnologia foi revista.



O C200 BlueTec 1.6 será certamente o mais absorvido pelo mercado nacional. Tem um motor de origem Renault. Por outro lado existe uma versão híbrida eléctrico/diesel que anuncia um consumo de 3,6L/100km e associa um motor diesel 2.2L de 204cv a um propulsor eléctrico de 27cv totalizando uma potência combinada de 231cv. Falta saber qual a sua autonomia em modo exclusivo eléctrico. Enquanto não chega a versão AMG esta é a versão mais cara do classe C. Não se compreende esta política das marcas alemãs de colocarem tecnologia híbrida apenas em versões pouco acessíveis. Talvez a falta de experiência ou o receio expliquem alguma coisa.

Comparativamente com a quarta geração o novo classe C é maior mas mais baixo. Apesar disso o peso diminuiu em cerca de 100kg muito por causa do uso de alumínio em vez de aço. Os consumos do novo classe C desceram devido à referida redução do peso, mas também devido à melhoria no coeficiente aerodinâmico que é agora uma referência no seu segmento. Quanto à transmissão as caixas são novas. Existe a manual de seis velocidades e ainda a automática de sete relações. Todos as versões vêm de série com sistema automático start/stop.



Existem quatro níveis de equipamento: a básica, exclusive, avantgarde e AMG. A versão exclusive é a mais clássica com o logotipo colocado no capôt. As duas últimas são as versões mais desportivas e colocam o logotipo de maiores dimensões na grelha. A consola central alberga um ecrã de 7'' com sistema infoteinment táctil. Em opção é possível escolher um ecrã maior de 8,4''. Ainda em opção existe a possibilidade de ter a função de escolha do modo de condução (Eco, Comfort, Sport e Sport +). Trata-se de um manípulo selector Agility colocado na consola central.

O novo classe C vem recheado de novas tecnologias. Um exemplo disso é o novo sistema head-up display que projecta informação relevante no pára-brisas para evitar que o condutor desvie o olhar da estrada. Uma estreia em absoluto na Mercedes. Quanto a segurança vem com airbags frontais, laterais, de cortina e joelhos no caso do condutor. Trás ainda de série sistema de alerta de cansaço, sistema de alerta de colisão, sistema de monitorização da pressão de pneus e sistema de auxílio ao arranque em subida. Em opção existe o sistema de aviso de ângulo morto, assistente de faixa de rodagem, estacionamento automático, sistema de iluminação adaptativo em led, sistema de travagem automático de emergência ou o cruise control adaptativo.

Para mais tarde fica o lançamento do classe C coupé e da versão mais desportiva AMG.

Modelos a gasolina
C180 1.6 (156cv): 8,2s; 225km/h; 5,0L/100km; 116g/100km; 39.100€;
C200 2.0 (184cv): 7,5s; 237km/h; 5,3L/100km; 123g/100km; 43.600€;

Modelos a diesel
C200 BlueTec 1.6 (136cv): 3,8L/100km; 99g/100km; 41.000€;
C220 BlueTec 2.2 (170cv): 7,7s; 234km/h; 4,0L/100km; 103g/100km; 45.500€;
C250 BlueTec 2.2 (204cv): 6,6s; 247km/h; 4,3L/100km; 109g/100km; 50.000€;

Modelos híbridos eléctrico/diesel
C300 BT Hybrid 2.2 (231cv): 245km/h; 3,6L/100km; 94g/100km; 51.000€;

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