Mercedes-Benz classe V (2014)



A Mercedes decidiu substituir o comercial Viano por uma nova classe denominada V. A filosofia foi fazer um upgrade para uma viatura mais luxuosa com carroçaria de aspecto mais refinado com alguns pormenores cromados e interiores de nível superior. Deixará de ser, certamente, uma opção para vulgares frotas de carga, passando antes a ser um monovolume capaz de transportar até oito pessoas de forma luxuosa. A plataforma é a mesma do Viano.

O objectivo da Mercedes foi distinguir o classe V dos restantes modelos no mercado, quer ao nível do equipamento como dos materiais e acabamentos. E as semelhanças são muias com o classe C. Os motores disponíveis serão apenas alimentados a diesel (200 CDI, 220 CDI, 250 CDI). A gama de equipamento será composta por dois níveis - base e avantgarde. Mas para o lançamento existirá ainda uma versão especial denominada Edition 1.

No capítulo da estética o classe V é mais refinado. Na frente os faróis são mais alongados, a grelha apresenta moldura cromada. De perfil os vidros fumados vêm com remate inferior também em cromado. A porta para aceder aos lugares traseiros é de correr com fecho no pilar central. Atrás os faróis de formato vertical realçam o volume da viatura. Comparativamento com o Viano, o classe V não tem plásticos negros nos pára-choques. Com execepção das entradas de ar, toda a casca do class V tem acabamento em pintura metalizada.



O classe V terá três formatos em função do comprimento: compacta (4,895m), standard (5,14m) e longa (5,37m). Quanto a largura e altura serão as mesmas nas três variantes. O peso do classe V sem carga é de 2,1 toneladas pelo que será expectável que o bloco 200 CDI terá mais dificuldade em fazer deslocar a viatura lotada. Os modelos 200 CDI e 220 CDI trazem ambos caixa manual de seis relações enquanto o 250 CDI vem com caixa automática de sete velocidades.

A mala do classe V apresenta uma capacidade de 1030L mas pode ir até aos 4630L. Um facto curioso do classe V é dispor de tracção traseira. Curioso porque não é muito comum ver monovolumes com tracção atrás. Talvez a rentabilidade de componentes justifique esta opção. Para se perceber as diferenças do classe V para o Viano é necessário entrar a bordo. Os materiais e acabamentos fazem-nos pensar que estamos no classe C.



Mas quando nos sentamos no banco do condutor nota-se ainda que parece que estamos a guiar um furgão devido à posição elevada. O classe V vem com quatro estilos de condução - eco, comfort, sport e individual - que podem ser alternadas mediante a situação. Quanto a equipamento traz um ecrã táctil e diversos sistemas de auxílio à condução. Em opção existe uma câmara 360º muito útil para estacionar um veículo de esta dimensão. Mas existe ainda um sistema de estacionamento automático.

No capítulo da segurança trás sistema de travagem automática de emergência, sistema de detecção de veículos em ângulos mortos e alerta para saída de faixa de rodagem. Ainda neste capítulo a Mercedes colocou um sistema que impede o condutor de ligar a ignição se antes não tiver posto o cinto de segurança. Em suma este é um veículo para transportar pessoas VIP ou uma família numerosa abastada.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO