O Toyota RAV4 chegou à quarta geração e apresenta como grande trunfo uma motorização a diesel mais económica. Este é um verdadeiro SUV. Há muitos modelos no mercado que se apresentam como crossovers ou mesmo SUV com pneus robustos, altura ao solo maior ou cavas das rodas com protecção mas na sua maioria não foram feitos para andar fora do asfalto. O RAV4 não tem receio de sair do conforto da cidade. Pode aventurar-se em terra batida sem receio de enfrentar diversos obstáculos, principalmente na versão de tracção integral.
A primeira geração foi lançada em 1994. É portanto um modelo já com muita experiência acumulada. A quarta geração renovou o espírito e adaptou-se aos tempos modernos. Está mais madura e o preço arranca nos 33.360€. Não se pode considerar barato mas existe a certeza de que este é um bom produto e mais acessível do que modelos premium. Os materiais interiores são de gama alta. Como se referiu o renovado motor 2.0 a diesel constitui uma mais valia para este veículo de 1,7 toneladas. A começar pelos consumos que reduziram significativamente. Também a performance foi melhorada.
O RAV4 era um modelo que, até aqui, dispunha apenas de tracção integral e tinha pouco peso no nosso mercado dado o seu preço elevado. Mas agora com a chegada de um modelo com tracção frontal, de preço mais acessível e com um motor mais económico promete melhorar as vendas. Ao nível da estética já não se parece tanto com um jeep quadrado. Está mais ao gosto europeu com formas arredondadas. A frente apresenta a grelha horizontal na qual se inserem as ópticas alongadas. Sob esta uma entrada de ar adicional com pára-choques em plástico negro e protecção da base em acabamento metálico dão um ar mais robusto. Os faróis de nevoeiro completam o desenho da frente.
Na lateral as cavas das rodas estão protegidas com plástico negro. A traseira apresenta farolins horizontais rasgados até às laterais. De realçar que o porta-bagagens passa a abrir na vertical em vez de ser na lateral como acontecia na terceira geração. O bloco diesel 2.0 D-4D apresenta boa elasticidade e é económico. Vem de série com sistema automático start/stop. A caixa bem escalonada também contribui para que as recuperações sejam feitas sem grande esforço. A direção é directa e precisa e o comportamento do RAV4 é estável tanto em curva como em recta. Isto deve-se ao facto do centro de gravidade ter baixado comparativamente com a geração anterior.
O novo RAV4 é mais longo, mais largo e mais baixo que a terceira geração. A aerodinâmica foi melhorada para reduzir os consumos. A capacidade da mala também aumentou. Apesar de não ter o design mais apelativo do mercado o interior apresenta materiais de boa qualidade ao tacto. A posição dos bancos dianteiros é confortável. Este é um bom veículo para levar a família em viagens longas em estrada mas que também sabe adaptar-se a trajectos fora do asfalto. Quanto a equipamento trás de série sensores de estacionamento traseiros com câmara. Ao nível da segurança o novo RAV4 obteve 5 estrelas nos testes de colisão da Euroncap. Tem garantia de 5 anos ou 160.000km.
Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1998 cc, 16 válvulasTracção: dianteira
Alimentação: injecção directa por rampa comum com turbo de geometria variável e intercooler
Potência: 124 cv às 3600 rpm
Binário: 310 Nm às 1600 rpm
Caixa: manual 6 velocidades
Dimensões
Comprimento: 4570 mmLargura: 1845 mm
Altura: 1660 mm
Peso: 1700 kg
Mala: 547 L
Depósito: 60 L
Pneus: 225/65 R17 102 H (com pneu de emergência)
Prestações
Velocidade máxima: 180 km/hAceleração 0-100 km/h: 10,5 s
Consumos
Combinado: 4,9 L/100kmEmissões CO2: 127 g/km
Preço
a partir de 33.360€Prós e contras
+ relação preço/produto, boa qualidade, motor, consumo, conforto a bordo
- design do interior pouco apelativo
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