Famel Electron (1997) foi a primeira moto eléctrica do mundo



A empresa portuguesa Famel (Fábrica de Produtos Metálicos, lda) ficou conhecida no passado por produzir veículos motorizados de duas rodas. Em conjunto com a alemã Zundapp chegaram a liderar o mercado nacional de motorizadas com motor de combustão. No entanto, fruto da concorrência estrangeira inovadora, de má gestão ou de outros factores, a Famel acabou por fechar as portas.

O último veículo a sair da fábrica foi a Famel Electron em 1997. Tratava-se de uma motorizada do tipo scooter mas com motor eléctrico feito em parceria com a, também portuguesa, EFACEC (hoje uma empresa líder a nível mundial no fabrico de motores eléctricos). A Famel foi a primeira marca a nível mundial a usar um motor com emissões zero. Tinha três baterias de gel/chumbo de 12 volts e potência de 800W.

O projecto acabou por ficar na gaveta por falta de apoio do governo da altura. Por falta de visão o Estado Português não quis legislar este tipo de veículos. Muito provavelmente se este projecto pioneiro da Famel tivesse ido para a frente teria revolucionado o mercado e, quiçá, a história e indústria motorizada hoje seria bem diferente.



As motos eléctricas que começaram a surgir nos dias de hoje não são, portanto, uma novidade. A não renovação de modelos acabou, assim, por ditar o fim da Famel. Mas um engenheiro português decidiu recentemente comprar a marca portuguesa com a esperança de a relançar. Já existe, inclusivé, um protótipo retro denominado XF-17. Veja uma reportagem que passou na televisão com uma breve análise à Famel.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO