alfa romeo aston martin audi bentley bmw bugatti chevrolet chrysler citroën dacia dodge ferrari fiat ford honda hyundai jaguar jeep kia lamborghini lancia land rover lexus
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
novos usados automáticos
compra venda leilões desporto código estrada & carta art car fiabilidade oficinas comparativos tuning motores vendas clássicos indústria nacional recordes mecânica tráfego radares
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
Jack Brabham, o único piloto a vencer na F1 com o "seu" próprio carro (2014)
O ex-piloto de fórmula 1 australiano Jack Brabham faleceu aos 88 anos, deixando um feito difícil de igualar. Correu nas pistas entre 1955 e 1970 em três equipas: Cooper, Brabham e Rob Walker Racing Team. Disputou 128 grandes prémios e venceu 3 campeonatos em 1950, 1960 e 1966. Não é o piloto com mais títulos mas é o único que conseguiu ganhar um campeonato com um carro desenhado e cencebido pelas suas próprias mãos, a partir das suas ideias.
Jack abandonou cedo a escola aos 15 para trabalhar numa oficina. Mais tarde ingressou na força aérea durante a segunda guerra mundial. Posteriormente criou a sua própria oficina e começou a correr em karts. Os resultados levaram-no à fórmula 1 onde conseguiu ganhar o primeiro campeonato na última prova a empurrar o carro por falta de gasolina. O vencedor dessa corrida foi um tal de McLaren (o fundador da equipa com o seu nome). O último título do ex-piloto australiano foi conquistado em 1966 com um carro único. Tinha um chassis desenhado e concebido pelo próprio Jack Brabham. O motor que equipava este monolugar era de origem Honda. Jack Brabham era um virtuoso mecânico que conseguia por em prática as suas ideias.
Para além dos dotes de piloto, Brabham foi um mecânico e designer inovador na fórmula 1. Foi dele que partiu a ideia de colocar o motor atrás em vez de ser montado à frente. Desta forma distribuia-se melhor o peso e o centro de gravidade. Desde então, e até hoje, todas as equipas assumiram essa solução. Jack Brabham antes de entrar nas corridas foi piloto de aviões e os conhecimentos de aerodinâmica foram aproveitados e aplicados nos seus monolugares. Foi ele que decidiu "inventar" ailerons de forma a melhorar as performance e aerodinâmica dos veículos. Desde então começaram a ser explorados asas traseiras e apoios frontais de forma a "colar" os carros ao asfalto. Nas pistas a alcunha de Jack Brabham era "Black Jack" por ser um piloto aguerrido.
///
2014,
desporto,
honda,
notícias artigos
Sem comentários: