Jaguar F Type V6 S Convertible (2014)



O Jaguar F Type foi apresentado como sendo o sucessor do mítico clássico Jaguar E Type de 1960. Tem poucas parecenças com o longínquo antecessor e por isso não é uma fiel reinterpretação retro como está na moda. É o roadster perfeito para deambular por estradas sinuosas e sentir a resposta rápida do motor e a agilidade da carroçaria em curvas e contracurvas. O ruído do motor é uma sinfonia para os ouvidos. Quem gosta de carros silenciosos com bastante isolamento acústico ou mesmo de eléctricos então é melhor esquecer este "brinquedo". O único senão é mesmo o preço e os consumos. Mas também, verdade seja dita, quem compra este carro é expectável que não tenha grandes preocupações económicas. No entanto a crise também se faz sentir mesmo nas carteiras mais recheadas.

O consumo anunciado de 9,1L/100km pode subir facilmente. De referir que já existem outras marcas no mercado que oferecem consumos mais interessantes e com potência quase semelhante usando turbos para diminuir a quantidade de combustível necessária nas câmaras de combustão. Ou então, quiçá, um bloco com cilindrada inferior. Mas isso já seria democratizar um carro que se quer exclusivo. Tirando este "pequeno" pormenor o design do Jaguar F Type S Convertible é soberbo. Apresenta linhas simples, fluídas e arredondadas. É desportivo sem cair no ridículo da agressividade barata. Tal como o clássico Jaguar E Type tem ópticas frontais amendoadas mas em forma de folha com ponta afiada para acompanhar a linha de recorte do pára-choques e do capôt. A icónica grelha deixou de ser oval e passou a ser trapezoidal mas com cantos arredondados e moldura cromada.



O capôt continua a apresentar uma nervura central para evidenciar o músculo do motor e ainda rasgos para deixar "respirar" os cavalos que se escondem por baixo. Na lateral a forma é simples mas com a chapa a encurvar para o interior de forma a dar mais músculo. Destaque para o puxador embutido e alinhado à face da carroçaria funcionando por pressão. É uma solução "limpa" e atractiva mas talvez pouco durável com o uso. Ainda na lateral um rasgo junto à roda frontal de moldura cromada serve para dissipar o calor proveniente do motor. Este recorte acompanha a linha do capôt e prolonga-se até meio da porta mas por meio de uma dobra na chapa. As linhas de costura na chapa são sempre difíceis de resolver pelos designers mas esta é uma solução bastante inteligente uma vez que dá mais fluidez e dissimula o recorte.



Atrás vislumbra-se a única aresta viva da carroçaria a recortar as ópticas com uma linha horizontal e a quebrar a presença de formas curvas. Se na frente o F Type S apresenta uma cara arregalada, atrás é o inverso com o design das ópticas em formato horizontal de pontas afiadas com semi-círculo integrado a mostrar o olhar semi-cerrado de um felino. Também aqui o design foi bem conseguido e mostra equilíbrio nas formas. As quatro ponteiras cromadas não enganam este é mesmo um lobo (neste caso jaguar). O interior também se mostra bem desenhado embora existam demasiados botões. Os materiais são de boa qualidade, mas evidenciam alguns pormenores de pouco rigor na montagem. O F Type só tem capacidade para dois passageiros: condutor e pendura. A capacidade da mala é diminuta com apenas 196L devido ao espaço necessário para a capota, que demora 12s a fechar ou abrir.



Devido ao ruído do motor é difícil aperceber-se se a capota foi devidamente insonorizada pela Jaguar. A condução é feita de forma bastante confortável já que a suspensão consegue filtrar as irregularidades do piso mesmo tendo em conta que usa pneus de baixo perfil. A consola central apresenta um generoso ecrã de 15''. O F Type dispõe de um modo de condução denominado Eco. Mas esta deve ser uma provocação ao estilo de humor tipicamente britânico non-sense já que corresponde a accionar o sistema start/stop. Se assim fosse então muitos veículos utilitários poderiam aspirar a ter dois modos de condução. Também existe outro modo, o Sport. Mas este não é piada já que torna o conjunto mais acutilante em curvas. É possível ainda personalizar vários parâmetros de condução na consola central.



Mecânica
Motor: gasolina, dianteiro, 6 cilindros em V, 2995 cc, 24 válvulas
Tracção: traseira
Alimentação: injecção directa
Potência: 380 cv às 6500 rpm
Binário: 460 Nm às 3500-5000 rpm
Caixa: automática 8 velocidades

Dimensões
Comprimento: 4470 mm
Largura: 2042 mm
Altura: 1308 mm
Peso: 1614 kg
Mala: 196 L
Depósito: 70 L
Pneus: 245/40R19 à frente e 275/35R19 atrás

Prestações
Velocidade máxima: 275 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 4,9 s

Consumos
Combinado: 9,1 L/100km
Emissões CO2: 213 g/km

Preço
a partir de 108.317€

Prós e contras
+ design global incluíndo o interior, prestações
- preço, consumos e emissões, pequenos pormenores de montagem interior, mala



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO