Lexus CT 200h, facelift (2014)



A Lexus procedeu a algumas alterações estéticas e ajustes técnicos ao seu compacto híbrido CT 200h. Este não é um modelo novo. São evidentes ainda algumas semelhanças com o modelo anterior. As alterações técnicas procuraram dotar o CT 200h de maior rígidez e de um melhor coeficiente aerodinâmico. Para além de tornar o consumo mais eficiente melhora a dinâmica com enfoque no prazer de condução.

Na frente o pára-choques foi renovado com um desenho mais desportivo. O capôt mantêm-se mas agora é feito de alumínio para reduzir o peso. A nova grelha em favos, já estreada noutro modelo da Lexus, tem forma de duplo trapézio simétrico com moldura cromada brilhante em cima e cromado acetinado em baixo. O desenho revela-se algo bizarro e pouco conseguido apesar de mais agressivo. As ópticas apresentam o mesmo formato mas agora com luzes diurnas de leds em V a acompanhar o contorno.



Com excepção do novo desenho das jantes, a lateral permanece inalterada. Aqui o CT 200h precisa de melhorar pois ainda parece ter um design algo básico. Atrás as ópticas são novas com formato mais afiado e pontiagudo com destaque para as luzes de stop em finas tiras horizontais. Aqui o pára-choques também é novo com rasgos verticais e tiras horizontais reflectoras. Um difusor inferior em plástico negro contribui para melhorar o aerodinamismo do CT 200h. A antena tem agora o desenho de barbatana de tubarão.

No capítulo "não visível" destaque para o chassis que tem agora maior rígidez dado que os pontos de soldadura foram aumentados. Com isto o condutor ganha mais estabilidade e prazer de condução. No interior as diferenças são mais notórias. Está mais refinado e o conforto foi melhorado devido ao uso de isolamento acústico mais espesso com uma notória redução de ruídos a bordo. A consola central apresenta um ecrã de 7'' e um comando rotativo.



O volante é o mesmo do usado no IS. A condução do novo CT 200h está mais suave graças a uma nova caixa CVT bem como o um novo manípulo das mudanças. No capítulo das motorizações pouco há a acrescentar. A Lexus não alterou o bloco de 1.8L com 100cv a gasolina, auxiliado por um propulsor eléctrico com 82cv. A potência combinada continua nos 136cv. Quanto a prestações o CT 200h alcança os 100km/h em 10,3s. No consumo a Lexus anuncia 3,6L/100km. E as emissões ficam-se pelas 82g/km.

O Lexus CT 200h pode ser adquirido com cinco níveis de equipamento: Business, Executive, Executive +, F Sport e Luxury. Na gama de entrada o preço foi revisto em baixa em 2.500€. O nível Business apresenta jantes de liga leve com 15'', sistema de aviso de pressão dos pneus e ainda ar condicionado bi-zona. A gama Executive acrescenta jantes de liga leve de 16'' e faróis de nevoeiro. A gama Executive + tem jantes de 17'' também em liga leve, vidros laterais traseiros escurecidos e sistema de navegação.



A gama F Sport acrescenta pedais em alumínio e volante desportivo. Se optar pela gama de topo Luxury terá estofos em pele, sensores de estacionamento, sistema de navegação com Google Street View e sistema de reconhecimento de voz. A Lexus é a marca premium do grupo Toyota mas, ao contrário de outras marcas premium, as diferenças entre níveis de equipamento não é muito exagerada. Em suma o novo Lexus CT 200h não é novo, mas está mais aperfeiçoado.

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