Peugeot 308 SW II (2014)



O novo Peugeot 308 conquistou o prémio de carro do ano na Europa e agora é a vez da carrinha ser apresentada. Tem linhas sóbrias e atractivas bem como proporções agradáveis à vista. Os novos blocos da marca do leão e os preços competitivos prometem agitar a concorrência. A plataforma usada é a nova EMP2 que é mais leve que a antecessora em 140kg contribuindo para melhorar as prestações.

A Peugeot conseguiu (finalmente) colocar no mercado um produto mais consensual e pode ambicionar "roubar" quota a outras marcas que têm dominado o segmento C. Mas não é só no exterior que a 308 SW se faz destacar, também o interior revela-se espaçoso e confortável. O tabelier minimalista é o mesmo do estreado 308 onde se procurou eliminar o excesso de botões. O ecrã da consola central tem 9,7''.

Como se referiu a nova 308 SW tem linhas elegantes e simples. Foi desta que os designers da Peugeot conseguiram acertar. Para além disso não se nota o habitual evidente "esticar" da versão compacta hatchback. A frente é a mesma do 308 com olhos afiados e de pestana inferior mas desta vez recortados pela linha do capôt conferindo um design mais integrado. A grelha de moldura cromada é agora mais discreta e proporcional.



A grelha inferior é acompanhada de faróis de nevoeiro nas extremidades. Na lateral sobressaem umas discretas linha de cintura e linha inferior dando mais dinamismo mesmo parado. As cavas das rodas têm agora um recorte redondo e sem quebras como na geração anterior. O desenho orgânico e esguio do envidraçado lateral com uma moldura cromada contínua foi bem conseguido. O tejadilho panorâmico dá mais fluidez ao conjunto. Pode se acompanhado de barras cromadas.

Os farolins traseiros arrancam na lateral com um desenho em cunha. Aqui pode estar o calcanhar de aquiles da nova 308 SW. Esta solução é pouco feliz e nada consensual. Não se percebe a razão das marcas produzirem formas cada vez mais bizarras nas ópticas. Talvez exista alguma competição subconsciente entre marcas a ver quem consegue produzir as formas mais complexas para mostrar avanço tecnológico. Se na frente e pestana resultou já atrás a solução não é feliz. É fazer o exercício de imaginar a óptica sem a cunha para chegar à conclusão que ficaria mais agradável.

Por falar em ópticas se optar pelo equipamento de topo terá faróis integrais em Leds à frente e atrás. Em suma a nova 308 SW revela boa qualidade de construção tanto no exterior como no interior onde existem bons acabamentos. Percebe-se que houve uma preocupação de mostrar qualidade neste capítulo. Associado a preços competitivos sem dúvida que o 308 e a 308 SW irão impulsionar as vendas da Peugeot que tem sido vítima (por culpa própria) de produtos pouco apetecíveis. O espaço a bordo é confortável e funcional. A bagageira da nova 308 SW consegue mesmo igualar a Skoda Octavia com 610L.



Quanto a equipamento existirão três níveis: access, active e allure. Nas motorizações a gasolina a Peugeot usa dois blocos tricilíndricos sobrealimentados com turbo de tecnologia PureTech. A redução no consumo face à geração anterior é de cerca de 21%. Também se revelam mais elásticos e mais ágeis. O único senão poderá mesmo ser o ruído. Estes motores a gasolina com turbo começam a rivalizar com os motores a gasóleo no capítulo do consumo. E a diferença de preços vai sendo cada vez mais esbatida. O bloco a diesel de 92cv será, certamente, o preferido do mercado nacional.

Modelos a gasolina
308 SW 1.2 PureTech (110cv): 11,6s; 188km/h; 4,7L/100km; 109g/km; 23.400€
308 SW 1.2 PureTech (130cv): 10,0s; 205km/h; 4,7L/100km; 109g/km; 25.460€

Modelos a diesel
308 SW 1.6 HDi (92cv): 11,9s; 181km/h; 3,8L/100km; 99g/km; 24.550€
308 SW 1.6 e-HDi (115cv): 10,2s; 193km/h; 3,7L/100km; 95g/km; 25.650€
308 SW 2.0 BlueHDi (150cv): 8,9s; 215km/h; 3,8L/100km; 99g/km; 35.140€

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