Volkswagen Polo V facelift, 1.0 MPi (2014)



O novo Volkswagen Polo foi alvo de um "ligeiro" facelift. O carro, vencedor de inúmeros prémios internacionais em 2009, não necessitou de muitas alterações para renovar o seu espírito. A grande novidade reside mesmo nas motorizações porque no resto pouco foi mexido. O modelo a gasolina mais acessível tem 75cv e apresenta uma cilindrada de 999cc com um motor de três cilindros e tecnologia Bluemotion para reduzir os consumos. Este propulsor vem do citadino Up! O pára-choque frontal é novo com a grelha inferior de maiores dimensões e um friso cromado na grelha superior que cruza com o logotipo. Os faróis apresentam luzes diurnas em led.

As jantes são novas e o pára-choques traseiro levou um recorte inferior com luzes reflectoras incorporadas. No que diz respeito à carroçaria as diferenças ficam-se por aqui. No interior o painel de bordo foi redesenhado mostrando um ar mais clean, um pouco à imagem do que fez a Peugeot. O ecrã táctil a cores permite aceder a múltiplas funções multimédia. Tem ligação USB, Bluetooth e Aux. O volante em couro também é novo com os botões a serem simplificados. O seu manuseamento é preciso e eficaz. Quanto ao propulsor de 1.0L é algo ruidoso, mas isso já é algo característico deste tipo de motorizações. O trabalhar e as vibrações faz recordar modelos a diesel mas este é mesmo um bloco a gasolina. Quem comprar este modelo terá de contar com o ruído a bordo. Tirando esse feitio, o Polo 1.0 MPi é bastante económico e é capaz de alcançar os 173km/h embora em altas rotações o ruído se torne mesmo insuportável.



As recuperações são razoáveis muito devido ao facto de dispôr de quatro válvulas por cilindro e o escalonamento da caixa manual de cinco velocidades obriga a bastante trabalho de mão. Trabalho esse facilitado pelo bom funcionamento do manípulo. Necessita de 14s para alcançar os 100km/h mas embalado em auto-estrada é eficaz. O grande trunfo é mesmo o consumo. Para um modelo a gasolina era impensável, aqui há alguns anos, obter valores de 4,8L/100km mas é isso mesmo que o novo Polo consegue fazer. Este bloco aproxima-se dos consumos a diesel e sem necessidade de recorrer a um turbo.



A Volkswagen refere que o bloco tricilíndrico mais potente com 95cv consegue ser ainda mais poupado, o que é notável. O único senão para este propulsor de 75cv é levantar dúvidas quanto à sua durabilidade e fiabilidade. Resta esperar para ver o seu historial. No que toca à vida a bordo a posição de condução e os bancos são algo duros o que mostra que o novo Polo não está talhado para grandes viagens. Tem muitos espaços de arrumo mas atrás só leva duas pessoas de modo confortável. Três só apertados. Os 280L de espaço da bagageira revela-se suficiente embora seja necessário acomodar os volumes de modo bastante racional. No capítulo da segurança o novo Polo obteve nota máxima nos teste do Euroncap. Quanto ao preço poderia ser mais acessível mas este é um carro com uma qualidade de construção ligeiramente superior a outros modelos citadinos. A relação preço / equipamento não defrauda.

Mecânica
Motor: gasolina, dianteiro, 3 cilindros em linha, 999 cc, 12 válvulas
Tracção: dianteira
Alimentação: injecção indirecta
Potência: 75 cv às 6200 rpm
Binário: 95 Nm às 3000 / 4300 rpm
Caixa: manual 5 velocidades

Dimensões
Comprimento: 3972 mm
Largura: 1682 mm
Altura: 1453 mm
Peso: 1055 kg
Mala: 280 L
Depósito: 45 L
Pneus: 185/60 R15

Prestações
Velocidade máxima: 173 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 14,3 s

Consumos
Combinado: 4,8 L/100km
Emissões CO2: 108 g/km

Preço
a partir de 17.009€ na versão comfortline

Prós e contras
+ equipamento, consumo, manuseamento e ergonomia
- preço, ruído do motor a altas rotações, bancos algo duros, espaço da bagageira

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO