
A Mini mostrou um novo concept car que nasceu de uma parceria "híbrida" entre know-how germânico e alta costura italiana. Trata-se de um roadster de dois lugares sem tejadilho e com pára-brisas sem moldura, muito à semelhança do longínquo e saudoso Porsche 550 Spyder. A receptividade do público foi bastante boa o que leva a crer que o projecto poderá avançar no futuro. Com este produto a Mini alarga o seu leque de ofertas para fazer concorrência a outros roadsters no mercado.
O Mazda MX-5 será um rival de grande peso para o Mini Superleggera Vision. A marca inglesa, agora sob a supervisão da BMW, já veio reconhecer que os modelos Roadster e Coupé não corresponderam com os objectivos iniciais traçados. Ambos foram feitos com base no Mini tradicional mas não tiveram sucesso já que desvirtuaram o design original do Mini para o transformar em algo estranho. A ideia de achatar um Mini para o transformar num roadster ou coupé não teve uma aceitação consensual. Daí que o mais correcto seria partir para um produto novo com entidade própria e criado de raíz. E foi o que fez a BMW convidando a casa italiana Touring Superleggera, especialista em carroçarias.

Mas esta ligação entre italianos e alemães não é uma novidade uma vez que outras casas já colaboraram no passado com a BMW como são os casos da Zagato, Pininfaria e Bertone. Estas parcerias já são uma tradição mas uma novidade na Mini. O Mini Superleggera Vision tem um design desportivo, elegante mas sem perder a linguagem retro como é apanágio da marca inglesa. Desde logo chama à atenção o vidro do pára-brisas sem aro e com pontas curvadas numa peça única. Óbvio um carro de garagem. Depois há outros pormenores que são herdados da terceira geração do novo Mini como são os caso da grelha hexagonal, dos faróis arredondados com moldura em leds ou dos vincos no capôt.

O design deste modelo, sem querer retirar brilhantismo às suas linha elegantes, tem algumas reminiscências com o passado uma vez que já foram criados outros modelos italianos com formato semelhante muito inspirados na forma de um barco como é o caso do Fiat Scia concept. No entanto o cruzamento com a Mini constitui uma novidade. A traseira é mesmo a parte mais ousada deste Mini sendo recortada abruptamente com uma boca em baixo relevo onde se alojam as ópticas em leds de desenho inspirado na bandeira do Reino Unido dividida em duas partes. Uma barbatana (linha de touring) e um difursor atrás marcam o estilo personalizado e único deste roadster.

A coisa que mais impressiona neste Mini Superleggera Vision é a ausência de linhas de costura nos pára-choques fazendo lembrar os modelos antigos que eram feitos com peças de carroçaria únicas. É verdade, este Mini é uma autêntica peça de joalharia com uma casca integral executada de enormes peças de alumínio esculpidas à mão sem necessidade de muitas divisões. O resultado é um design limpo de beleza intemporal clássica.
Depois as rodas de cavas salientes dão mais músculo e espírito desportivo. Na lateral o vinco da linha de cintura prolonga-se da frente até atrás transmitindo dinâmica mesmo estando parado. As proeminentes jantes de 19'' com raios invocam o design retro. No interior o design também é simples e minimalista tal como o exterior seguindo a filosofia "less is more" e recorrendo a materiais clássicos como o alumínio e o couro. Resta esperar para ver como será a versão de produção.








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