Opel Design Studio comemora 50 anos (2014)



O Estúdio de Design da Opel comemora 50 anos em 2014. Os avanços tecnológicos progrediram desde que foi criado em 1964 o centro de estudos de design alemão, no entanto há certas práticas que se mantêm intactas. Uma delas é o uso do barro para esculpir modelos e protótipos de automóveis à escala. Para produzirem modelos mais atractivos, desde sempre que as marcas de automóveis recorrem a entidades externas para desenvolver concept cars, como é o caso das famosas casas italianas. Mas o cenário hoje é diferente. As empresas automóveis já dispõem de departamentos próprios para o desenvolvimento de produtos específicos. O Estúdio de Design da Opel é um exemplo disso. Foi um dos primeiros ateliers criados na indústria automóvel. Depois dele vieram outros.

Um dos modelos mais marcantes que saiu do Estúdio de Design da Opel foi o Opel GT de 1960. Esculpido num modelo à escala em barro com uma espátula assim nasceu um dos ícones da marca alemã. Hoje já existem cursos de design automóvel, mas nessa altura não haviam. Foi graças à influência da americano Clare MacKichan, através da GM, que o Estúdio da Opel nasceu. O Estúdio de Design da Opel foi uma autêntica escola de onde saíram nomes como Wolfgang Mobius, Dick Soderberg, Hideo Kodama e recentemente Mark Adams, o actual chefe de departamento da marca alemã. O Opel Insignia é outro produto que saiu do Estúdio de Design da Opel, tendo conquistado inúmeros prémios.



Um bom produto de design é algo que perdura durante muito anos ao desgaste do tempo e esse é um dos objectivos que os designers de automóveis perseguem sempre. Conseguir criar um carro intemporal é o santo grall dos designers da indústria automóvel e não é fácil lá chegar. Ora hoje os designers já dispõem de ferramentas mais precisas com programas de desenho vectorial em CAD através de computador capazes de dominar formas altamente complexas, algo impensável há muitos anos atrás. Mas o uso do desenho em papel com lápis e a moldagem do barro com uma espátula, um cortador e um raspador permanecem ferramentas tão válidas nos dias de hoje como antigamente. As maquetes e modelos continuam essenciais para explorar e visionar as formas exteriores. O computador permite simular com um grande realismo modelos virtuais de diversos ângulos, no entanto constitui apenas um aliado que aperfeiçoa pormenores nunca substituíndo a velha escola.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO