
A segunda geração do Nissan Qashqai promete continuar o sucesso alcançado pela primeira geração. O novo bloco diesel, de menor cilindrada, tem uma carga fiscal menor com o objectivo de alargar o leque de clientes, democratizando ainda mais este crossover de aspecto SUV. O motor 1.5 dCi do grupo Renault é eficiente e económico. Desde que iniciou a produção em 2007 foram dois milhões de unidades que saíram da fábrica da Nissan ininterruptamente. O sucesso era tal que, após o pedido de encomenda, era necessário esperar algum tempo para a entrega do modelo junto dos clientes. Por isso mesmo este é mesmo um dos mais bem sucedidos modelos da história da Nissan.
A ida da Nissan para a Renault deu enormes frutos à marca japonesa e à marca francesa que bebeu todo o know-how adquirido para produzir outros veículos semelhante nas marcas do grupo (Renault e Dacia). Depois de introduzido no mercado europeu o Nissan Qashqai conseguiu obter bastante popularidade e criou um tipo de veículo (crossover) obrigatório para as outras marcas se não quisessem perder o comboio da competitividade. Os níveis de qualidade dos outros crossovers teriam de se basear no statement do Qashqai. Mas se é verdade que na Europa estes veículos, a imitarem SUV's, começaram a cair nas graças do mercado, na América já são bastante banais. A diferença entre estes dois mercados reside nos blocos mais económicos produzidos na Europa.

A segunda geração terá uma herança pesada. Tanto o exterior como o interior foram revistos sem desvirtuar a essência da primeira geração. Trata-se de uma evolução tranquila e serena bem ao estilo zen oriental. A nova plataforma usada no Qashqai II permite reduzir o peso beneficiando o consumo. No geral a qualidade do Qashqai II é superior ao Qashqai I. A frente revela um grupo de ópticas mais afiada com luzes diurnas leds em forma de V. O recorte do capôt segue uma linha horizontal e ao centro uma língua cromada envolve o logotpio. A grelha inferior é simétrica sendo que a proteção inferior em plástico negro dá mais robustez ao visual. Tem ainda faróis de nevoeiro com aro cromado.

O pára-choques frontal e as laterais, têm formas mais trabalhadas e musculadas, constituíndo uma clara evolução da forma. No entanto o desenho da forma das ópticas traseiras não foi feliz, apesar de mais esticadas. Aqui pode estar o calcanhar de aquiles da segunda geração. Mas um dos maiores trunfos é mesmo o motor mais acessível 1.5 dCi com 110cv. Comparativamente com o bloco da anterior geração, de maior cilindrada, permite mais economia. A Nissan anuncia um valor de 3,8L/100km, o que constitui uma referência no segmento e o valor real não anda muito longe. No entanto, não há bela sem senão, ou seja nota-se que falta alguma potência a esta versão, principalmente em cidade. O eficaz sistema start/stop automático é de série e contribui para a redução das emissões. Também a frente tem uma grelha que se fecha automáticamente acima dos 30km/h para melhorar o comportamento aerodinâmico.

A gama de entrada oferece um bom pacote de equipamento, sendo de destacar o sistema de auxílio ao arranque em subidas, o sistema cruise control, ligação bluetooth e ar condicionado. A gama acima adiciona um sistema de auxílio à condução. O Qashqai II obteve nota máxima nos testes de colisão da Euroncap. No interior os materiais são bons e o ambiente a bordo é confortável com espaço em abundância à frente e atrás. A direcção é precisa e eficaz embora se note alguma dificuldade em cidade. Tem muitas zonas de arrumo para diversos tamanhos de objectos. A capacidade da mala também cresceu e dispõe agora de piso duplo. De realçar que a Nissan realizou um bom trabalho de insonorização dado que o motor não se ouve no habitáculo do veículo.
Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1461 cc, 8 válvulasTracção: dianteira
Alimentação: injecção directa por rampa comum com intercooler e turbo de geometria variável
Potência: 110 cv às 4000 rpm
Binário: 260 Nm às 1750-2500 rpm
Caixa: manual 6 velocidades
Dimensões
Comprimento: 4380 mmLargura: 1806 mm
Altura: 1590 mm
Peso: 1385 kg
Mala: 439 L
Depósito: 55 L
Pneus: 215/65 R16
Prestações
Velocidade máxima: 182 km/hAceleração 0-100 km/h: 11,9 s
Consumos
Combinado: 3,8 L/100kmEmissões CO2: 99 g/km
Preço
a partir de 26.100€Prós e contras
+ vida a bordo, consumo, preço, qualidade, insonorização, espaços de arrumo
- falta de alguma potência em cidade








1 comentário:
a traseira não gosto particularmente