
O novo Peugeot 108 vem substituir o "velho" 107 e, tal como este, continua a fazer parte de uma parceria de sucesso entre a francesa PSA e a japonesa Toyota. A segunda geração dos pequenos Peugeot 108 (apesar do nome ter mudado), Citroën C1 e Toyota Aygo veio renovar os modelos que já tinham nove anos de peso nas costas. Apesar disso nove anos de produção de um modelo é uma duração que já se vem vendo pouco na indústria automóvel. O novo Peugeot 108 vem reforçado no equipamento, no capítulo de segurança e com um visual inspirado nos novos modelos da marca. A segunda geração dos três mosqueteiros continua a partilhar a mesma plataforma, mecânica e dimensões, mas o visual agora é mais distinto entre eles do que na primeira geração.
A frente do 108 é claramente a mesma do 308 que venceu o prémio de carro do ano, mas mais estreita. Ou seja se o Peugeot 107 tinha uma identidade própria que o distinguia dos outros membros da família do leão, agora cola-se mais a eles. A grelha horizontal mais reduzida e de moldura cromada, os faróis alongados com pestana inferior e a grelha inferior fazem parte da nova imagem corporativa da Peugeot. A traseira poderá mesmo ser a parte mais inovadora em termos de linguagem. O preço do novo 108 arranca nos 11.700€, sendo que as motorizações continuam a ser todas a gasolina. Este continua a ser um carro feito para circular na cidade onde é fácil de estacionar devido às suas dimensões reduzidas. Comparativamente com os outros dois mosqueteiros o 108 tem uma bagageira ligeiramente maior.

No capítulo das motorizações o Aygo apenas oferece um bloco a gasolina enquanto a Peugeot e Citroën disponibilizam duas variantes do motor tricilíndrico. O consumo é reduzido. Quando se vê o imposto ambiental a aumentar nos veículos a diesel por incidência nas partículas poluentes, estes blocos a gasolina são uma mais valia. A caixa de velocidades pode ser manual com cinco relações ou manual pilotada, sem embraiagem, também com cinco velocidades. A versão mais económica vem dotada de sistema star/stop automático. Quanto à segurança o 108 vem com uma clara melhoria. Dispõe de airbags frontais, laterais e de cortina, sistemas de auxílio à travagem, sistema de controlo de estabilidade e de tracção, sistema de controlo de pressão dos pneus e sistema de auxílio ao arranque em subida.

No geral a qualidade do novo 108 subiu face ao 107. Apresenta menos plásticos na carroçaria e alguns pormenores em cromado procurando elevar a fasquia para outro patamar. Também vem mais recheado de equipamento. Apesar de no interior continuarem os plásticos baratos, o design e o acabamento acabam por valorizar o ambiente a bordo. Em Portugal apenas estarão disponíveis os equipamentos intermédios (Active e Allure). O mais baixo (Access) e mais alto (Féline) não serão comercializados por cá. Em todas as gamas apresenta luzes diurnas em leds nos faróis frontais, consola central com ecrã de 3,5'' possibilitando conexão com bluetooth, iPod ou mp3. Tem ainda computador de bordo, regulador de velocidade (dispensável neste tipo de veículo), fecho centralizado, faróis de nevoeiro, ar condicionado manual.

O nível médio superior Allure adiciona ar condicionado automático, vidros escurecidos, conta-rotações (indispensável em qualquer veículo!), jantes estilizadas em liga leve com 15'', ecrã infoteinment com dimensões de 7'' e câmara traseira para auxílio no estacionamento. Será possível personalizar a carroçaria exterior com sete temas distintos e o interior com três ambiente. Quanto aos estofos existem seis opções e uma delas vem em pele. Haverá uma versão com tecto de lona de correr electricamente. Um dos pontos fracos dos três mosqueteiros é mesmo o ruído do motor a altas rotações audível no interior, principalmente a alta velocidade quando circula em auto-estrada. Mas não se pode ter tudo...
Versões a gasolina
1.0 VTi cxM (68cv): 13,0s; 160km/h; 4,1L/100km; 95g/km; 11.700€1.0 VTi cxM descapotável (68cv): 13,0s; 160km/h; 4,1L/100km; 95g/km; 12.900€
1.0 VTi cxP (68cv): 15,9s; 157km/h; 4,2L/100km; 97g/km; 12.200€
1.0 e-VTi cxM start/stop (68cv): 13,0s; 160km/h; 3,8L/100km; 88g/km; 12.270€
1.2 PureTech cxM (82cv): 10,9s; 170km/h; 4,3L/100km; 99g/km; 13.100€
Dimensões
Comprimento: 3470 mmLargura: 1620 mm
Altura: 1460 mm
Mala: 196 L
Prós e contras
+ design, consumo, equipamento
- ruído do motor, ausência de conta-rotações no nível mais acessível








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