A segunda geração do BMW Série 1 já dispõe de uma versão desportiva designada M. Encontra-se no mercado desde Maio. A sua veia performante não impede o seu uso no dia-a-dia. Aliás a marca bávara tratou de dotar o veículo de uma certa dose de funcionalidade para permitir que o M1 possa ser polivalente. Tanto dá para ser usado pela família em viagens pacatas como para pisar o acelerador num circuito rápido.
O exterior do M1 é mais agressivo do que as gamas comuns. O pára-choques frontal, com enormes rasgos inferiores, não engana este é mesmo um desportivo puro. A traseira com uma boca inferior negra, dupla ponteira de escape cromada e uma antena em forma de barbatana dão-lhe o aspecto desportivo necessário. As ópticas têm um layout interno ligeiramente diferente. No interior os materiais e acabamentos são bons. É funcional, prático e espaçoso, no entanto só pode levar quatro pessoas em modo confortável.
O ecrã infoteinment não é embutido na consola central e destaca-se na parte superior do tabelier. Quanto ao motor o comportamento do bloco de 3.0L a gasolina é irrepreensível. A caixa automática de 8 velocidades também não tem nada a criticar. A transmissão é integral às quatro rodas permitindo maior estabilidade e equilíbrio na distribuição da potência. As curvas são feitas sem dificuldade e as subidas não constituem um obstáculo de maior. A direcção é precisa e os travões são bastante competentes. O roncar do escape convida mesmo a pisar no acelerador e a esquecer os consumos, pelo menos por momentos.
Dispõe de vários modos de condução - Comfort, Eco Pro, Sport e Sport+ - permitindo transformar o M1 num cordeiro ou num felino. No modo Sport ou Sport+ afia as garras, o motor torna-se mais reactivo, a suspensão mais rígida e a transmissão mais célere. Pese embora o M1 tenha um carácter de camaleão e procure cativar uma faixa de clientes mais conservadora, há que ter em conta o seu consumo. Desengane-se quem pensa que compra este veículo que pode economizar combustível. O valor anunciado pela BMW de 7,8L/100km é difícil de alcançar. Facilmente se chega aos 10L/100km. O modo de condução Eco Pro pode parecer uma piada, quanto muito ajuda os espíritos mais rebeldes a pensarem em poupar "alguma coisinha". É que os 320cv são insaciáveis. Basta ver que o M1 é capaz de atingir os 100km/h em apenas 4,7s.
Mas mesmo tendo consumos pouco económicos, o valor anunciado acaba por ser equilibrado quando comparado com a sua potência. É que há veículos com a mesma potência com consumos superiores. Quem pensa em consumos mas gosta de dar nas vistas é preferível optar pelo 116d Efficient Dynamics com um kit desportivo. No que toca ao preço é mesmo proibitivo para a carteira comum. E depois convém não esquecer os opcionais que acabam por encarecer o valor final. Uma prática seguida pela BMW com a justificação de que assim cada cliente poder personalizar o seu veículo. O que é um facto é que há outros modelos de outras marcas que oferecem o mesmo equipamento, mas de série, ou seja sem inflaccionarem o preço final.
Mecânica
Motor: gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 2979 cc, 16 válvulasTracção: integral
Alimentação: injecção directa
Potência: 320 cv às 5800-6000 rpm
Binário: 450 Nm às 1300-4500 rpm
Caixa: automática 8 velocidades
Dimensões
Comprimento: 4340 mmLargura: 1765 mm
Altura: 1411 mm
Mala: 360 L
Prestações
Velocidade máxima: 250 km/hAceleração 0-100 km/h: 4,7 s
Consumos
Combinado: 7,8 L/100kmEmissões CO2: 182 g/km
Preço
a partir de 60.700€Prós e contras
+ performances, polivalência, espírito desportivo
- preço, consumo, opcionais, ecrã não embutido
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