
A Lexus procedeu à actualização do Lexus GS. Neste caso a versão desportiva híbrida (F Sport) vem com as garras afiadas mas será que compensa a compra deste modelo para economizar no consumo? A vantagem deste híbrido premium do grupo Toyota reside na sua capacidade para percorrer alguns kilómetros sem gastar um pingo de gasolina. É nos arranques e na circulação em cidade que mais se sente o modo eléctrico. No entanto passado essa benesse volta a funcionar o motor a gasolina em conjunto com o motor eléctrico.
Se a autonomia do motor eléctrico fosse maior então aí as coisas mudariam de figura. Portanto, tirando este pequeno aspecto positivo, há que analisar o mercado onde existem modelos a diesel capazes de obter consumos inferiores e prestações superiores. Porém, atendendo ao "recheio" do GS 300h F Sport, o preço final até é capaz de compensar face às outras marcas premium onde os extras são pagos à parte. Este modelo vem bem equipado e reflectido no valor da sua aquisição. Os opcionais são muito poucos mesmo e isso é uma mais valia para o consumidor.

A Lexus fornece várias gamas - Business, Executive e F Sport. Esta última consiste na variante estética mais desportiva. Por isso encontramos neste modelo "apêndices" estéticos bem como jantes "fumadas". Mas é apenas uma questão estética já que o motor tem pouca alma. Este restyling que a Lexus executou no GS resume-se a um pára-choques frontal novo com uma grelha em forma mais rasgada e com decoração cromada e ainda a uma traseira retocada. As ópticas frontais são de desenho idêntico mas com iluminação em leds integrada em forma de boomerang.
Atrás é que se vislumbra a maior alteração com ópticas mais esticadas e um pára-choques novo onde se encontram duas ponteiras de escape cromadas horizontais. No interior permanece a mesma qualidade dos acabamentos em pele e do nível de montagem. Alguns pormenores, como pedais em alumínio, diferem esta versão das restantes. O espaço a bordo impera mas há que ter em atenção que atrás só viajam dois passageiros de modo desafogado, o lugar do meio é decorativo. Este é um carro, essencialmente, de estrada capaz de proporcionar viagens confortáveis.

Devido ao seu comprimento terá dificuldades para encontrar espaço para estacionar em cidade, mas como o público alvo são executivos com lugar reservado em garagem não é de prever muitas dificuldades. Uma câmara traseira auxilia nas manobras de estacionamento. Como se referiu a variante F Sport fornece performances não condizentes com a roupa que veste. Pode-se dizer que é um caso de cordeiro em pele de lobo. O motor não é reactivo e demora a responder. São mesmo precisos quase 10s para atingir os 100km/h. É um veículo mais com preocupações ambientais do que em fazer arranques rápidos ao cair do sinal vermelho. E isto deve-se ao facto de no arranque funcionar apenas o motor eléctrico mas mesmo assim há que ver que a potência disponível é de 143cv.
Para se "espremer" mais os 223cv (potência combinada) é necessário optar pelo modo de condução Sport ou Sport+. A grande desvantagem aqui é que o consumo sobe exponencialmente. Talvez com a introdução de um turbo a Lexus consiga melhorar este handicap para os diesel. A marca nipónica anuncia um consumo combinado de 4,9L/100km mas, mesmo em modo de condução Eco, este valor anda um bocado desfazado da realidade. É necessário adicionar uma ou duas unidades.
Quanto a equipamento vem com um pacote bastante completo. Por exemplo os bancos são aquecidos e refrigerados e o ecrã tem as generosas dimensões de 12,3'' com computador de bordo e sistema infoteinment, tudo comandado através de um botão na consola central.

Mecânica
Motor de combustão: gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 2494 cc, 16 válvulasAlimentação: injecção electrónica
Potência: 350 cv às 7400 rpm
Binário: 221 Nm às 4200-5400 rpm
Motor eléctrico: síncrono de magnetos permanentes
Bateria: hidretos metálicos e níquel, com voltagem de 650V
Potência: 143 cv
Binário: 300 Nm
Potência combinada: 223 cv
Tracção: traseira
Caixa: automática
Dimensões
Comprimento: 4850 mmLargura: 1840 mm
Altura: 1455 mm
Peso: 1905 kg
Mala: 468 L
Depósito: 66 L
Pneus: 235/40 R19 à frente e 265/35 R19 atrás
Prestações
Velocidade máxima: 190 km/hAceleração 0-100 km/h: 9,2 s
Consumos
Combinado: 4,9 L/100kmEmissões CO2: 115 g/km
Preço
a partir de 64.300€Prós e contras
+ qualidade geral, relação preço/equipamento, vida a bordo
- consumo real aquém do desejado para um híbrido, pouca autonomia em modo eléctrico, pouca alma do motor








Sem comentários: