
Primeiro foi o Fiesta a receber uma grelha cromada ao estilo Aston Martin. Agora a Ford procede à mesma receita para o Focus num ligeiro facelift. Recorde-se que este Focus ainda tem pouco tempo de vida no mercado, pelo que esta alteração leva a crer que as vendas provavelmente estão aquém do esperado. Nas motorizações a única novidade é mesmo o novo bloco a diesel 1.5 TDCi.
Aliás recorde-se que o bloco a gasolina 1.0 com turbo conquistou o prémio de motor do ano por isso a aposta é para manter. Para 2015 estará disponível o bloco 2.0 TDCi com 150cv, capaz de alcançar os 100km/h em apenas 8,9s. Na parte estética a Ford aposta num desenho mais emotivo à frente, mas mantendo o aspecto atrás. Quando foi lançado no mercado o novo Focus não gerou consenso. A frente apresentava uma grelha inferior demasiado grande e pouco comum. A traseira também não é feliz, nomeadamente as ópticas.

Com esta nova frente redesenhada - que incluem novas ópticas de formato mais puro, grelha trapezoidal de aro e frisos cromados, entrada de ar inferior de menor dimensão (mas mais equilibrada) e entradas laterais onde se alojam faróis de nevoeiro - o Focus ganha nova alma. Na lateral mantém-se o mesmo formato. Atrás continuam as ópticas de desenho algo complexo e pouco eficaz.
Na parte tecnológica a Ford introduziu algumas novidades como são os casos de alerta de trânsito cruzado, apoio ao estacionamento na perpendicular, travagem assistida até aos 50km/h, assistência à saída do estacionamento ou o "MyKey" que permite limitar a velocidade máxima, o volume máximo do sistema audio ou impedir o veículo de arrancar em caso de não colocação dos cintos de todos os ocupantes. A suspensão e a direcção também foram revistas.

Modelos a gasolina
1.0 EcoBoost (100cv): 12,5s; 187km/h; 4,6L/100km; 105g/km; 19.540€1.0 EcoBoost (125cv): 11,0s; 195km/h; 4,7L/100km; 108g/km; 21.945€
Modelos a diesel
1.5 TDCi (120cv): 10,5s; 195km/h; 3,8L/100km; 98g/km; 24.276€








Sem comentários: