
O novo citadino Skoda Fabia vai ser apresentado oficialmente no salão de Paris mas já foi revelada antes. A segunda geração foi lançada em 2007 com um ligeiro restyling em 2010. Passados sete anos chegou a hora de lançar a terceira geração. Enquanto que a versão carrinha estará disponível em 2015, a versão compacta já estará no nosso mercado em Novembro. O concept Vision C serviu de inspiração para os designers da marca checa. As ópticas e grelha reflectem o estilo desse modelo.
A plataforma do novo Fabia é nova mas não se trata de um módulo usado em outros modelos como faz o grupo Volkswagen em várias marcas que detém. Pesa menos 115kg que a geração anterior e mede agora 3,91m de comprimento, 1,46m de altura e 1,73m de largura. Portanto está mais baixo e mais largo e mais curto. À primeiro vista nota-se logo que ganhou mais elegância perdendo ligeiramente o ar de caixa. No entanto, e apesar destas alterações dimensionais, o interior está mais amplo com acréscimo de espaço para as pernas e na altura.

Dispõe de muito espaço e zonas de arrumo, como por exemplo junto à consola central. A mala agora tem 330L de capacidade, ou seja mais 15L. A versão carrinha anuncia uma mala com uma capacidade superior na sua categoria. O acesso à bagageira é ergonómico e tem uma peça amovível com possibilidade de colocação em duas alturas diferentes, permitindo vários modos de arrumação. Para além de que trás ganchos para prender a carga e ainda uma ferramenta especial para retirar o gelo do pára-brisas no inverno.

Em termos estéticos a nova gelha e as novas ópticas (à frente e atrás) dão mais personalidade ao Fabia. Os faróis mais afiadas e cerrados à frente rematam na moldura cromada. O pilar frontal volta a ter a mesma cor da carroçaria. Atrás as ópticas também têm novo formato pontiagudo. O portão traseiro aparenta uma superfície com alguns recortes na diagonal. Uma solução já vista no Rapid. O interior está mais clean e sóbrio. Uma tira horizontal no tabelier em cor mais clara integra um ecrã táctil. Os manómetros são clássicos e o volante apresenta dois acabamentos para quebrar a monotonia.

Quanto a equipamento o novo Skoda Fabia estreia a tecnologia MirrorLink que permite espelhar o conteúdo do smartphone no ecrã táctil infoteinment da consola central através de ligação USB. Mediante uma conexão Wifi é possível trocar dados do veículo com o telemóvel. Em opção existem o sistema de arranque sem chave, sistema de detecção de fadiga do condutor, tecto panorâmico de grandes dimensões e sistema de mitigação de colisão com accionamento automático dos travões mediante sensores.

Quanto a motorizações será composta por três diesel 1.4L TDI com potências entre os 75cv e os 105cv e duas gamas a gasolina. O 1.0 MPI e o 1.2 TSI auxiliado por turbo com potências entre os 60cv e os 110cv. Nos blocos a diesel o consumo anunciado começa nos 3.6L/100km enquanto que a gasolina o valor inicia-se nos 4,7L/100km. Mas para quem esperar pelo final de 2015 poderá optar pela versão a diesel "GreenLine" (equivalente ao BlueMotion da Volkswagen) com um consumo de apenas 3,1L/100km graças a diversas alterações aerodinâmicas introduzidas na carroçaria, ao uso de pneus de baixa resistência à rodagem e ainda a um eficiente sistema automático de start/stop.

De salientar ainda que, ao contrário das anteriores gerações, desta vez não existirá a gama mais potente RS, mas haverá uma outra em substituição denominada Monte Carlo. Só que esta versão resume-se a modificações estéticas no exterior já que os motores serão os mesmos usados nas outras gamas. Provavelmente a gama RS teve pouca aceitação no mercado e a Skoda opta por não investir neste modelo. É uma pena já que o Fabia está a ter muito sucesso no campeonato ERC. Para os amantes do tunning, em opção poderão escolher uma suspensão mais firme e rebaixada da carroçaria.
Modelos a gasolina
1.0 MPI (60cv): 15,7s; 160km/h; 4,7L/100km; 106g/km;1.0 MPI (75cv): 14,7s; 172km/h; 4,8L/100km; 108g/km;
1.2 TSI (75cv): 10,9s; 182km/h; 4,7L/100km; 107g/km;
1.2 TSI (110cv): 9,4s; 196km/h; 4,8L/100km; 110g/km;
Modelos a diesel
1.4 TDI (90cv): 11,1s; 182km/h; 3,4L/100km; 88g/km;1.4 TDI (110cv): 10,1s; 193km/h; 3,5L/100km; 90g/km;








Sem comentários: