Ford Mondeo V (2014)



Depois de renovados o Fiesta e o Focus com uma nova linguagem mais apelativa, a Ford repete a fórmula mas agora no Mondeo. E pode-se dizer que a aposta foi ganha. A frente é inspirada no novo Ford Mustang que é comercializado na Europa. Mas ao contrário dos modelos já referidos no novo Mondeo não se trata de um mero facelift, esta é mesmo a quinta geração e vem bem recheadoa em termos de equipamento e tecnologia. Chega no começo de 2015 e estará disponível nas versões sedan e carrinha (mais 1.200 euros).

A característica e estilizada grelha frontal ao estilo Aston Martin, bem como os alongados faróis mais cerrados e pontas externas arredondadas dão mais personalidade ao Mondeo. A grelha adicional inferior completada por faróis de nevoeiro fazem o olhar do novo Mondeo mais felino do que nunca. O design é clássico, feliz e equilibrado, sem exageros ou experimentalismos orientais. Na lateral sobressai o perfil elegante com ar de coupé. A linha de cintura percorre uma ponta à outra passando pelos puxadores e ópticas.



Os proeminentes espelhos encrustados na chapa das portas e com piscas integrados contribuem para o look desportivo. As ópticas frontais têm iluminação diurna em leds. Atrás as ópticas são bastante mais consensuais e elegantes que as do Focus. Seguem as linhas da anterior geração. A versão sédan mostra-se bem conseguida mesmo capaz de rivalizar com modelos de marcas premium alemãs. Quanto a segurança o novo Mondeo trás em opção airbags integrados nos cintos de segurança traseiros. Uma estreia no mercado europeu.

De série vem com os tradicionais airbags frontais, laterais, de cortina e joelhos no caso do condutor. Mas há mais, vem com cruise control, sistema automático de travagem até um limite de velocidade, sistema de aviso de mudança de faixa de rodagem, sistema de aviso de veículos em ângulo morto ou sistema de detecção de peões.



No capítulo de equipamento existem dois níveis: Trend e Titanium. O primeiro vem com climatizador, travão eléctrico, cruise control, rádio com sistema infoteinment denominado Ford Sync 1, sensores de chuva e luz, espelhos exteriores eléctricos rebatíveis, sistema de auxílio no arranque em subidas, sensores de pneus, sistema start/stop automático, sistema de segurança Ford MyKey e jantes de liga leve com 16''.

O nível Titanium trás adiciona ecrã táctil de 8'' denominado Ford Sync 2, bancos aquecidos, sistema de aviso de saída da faixa de rodagem, jantes de liga leve com 17'', sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e sistema de auxílio no estacionamento. Em opção existem outros equipamentos como abertura eléctrica da mala, sistema de navegação ou sistema adaptativo de iluminação em Leds. A plataforma do novo Mondeo é a mesma que é usada na S-Max e isso reflecte-se nas dimensões, que cresceram.



O espaço a bordo está maior. A mala tem 541L na versão sedan, 500L na carrinha, 383L no híbrido. Os bancos são ergonómicos podendo ter sistema de massagem na frente, o que contribui para o conforto dos passageiros. Os materiais e acabamentos usados melhoraram em relação à geração anterior. O painel de bordo e a instrumentação seguem a tendência corrente da indústria automóvel: less is more. Nas motorizações haverá durante o arranque de vendas três blocos a diesel, três blocos a gasolina e um híbrido. A versão 1.0 Ecoboost a gasolina fica reservada para a Primavera de 2015.

Modelos a gasolina
1.0 Ecoboost (125cv): Abril 2015
1.5 (160cv)
2.0 (203cv)
2.0 (240cv)

Modelos a gasóleo
1.5 TDCi (120cv): Abril 2015
1.6 TDCi (115cv): 12,1s; 192km/h; 3,6L/100km; 94g/km; inferior a 25.000€ (frotas)
1.6 TDCi (115cv): 12,1s; 192km/h; 3,6L/100km; 94g/km; 30.930€
2.0 TDCi (150cv): 9,3s; 215km/h; 4,1L/100km; 107g/km; 36.023€
2.0 TDCi (180cv): 8,4s; 225km/h; 4,1L/100km; 107g/km; 40.140€

Modelos híbridos eléctrico-gasolina
2.0 IVCT Hybrid (187cv): 9,2s; 187km/h; 4,2L/100km; 99g/km; 33.886€

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