Toyota iQ Urban Art by Joana Vasconcelos (2014)



O iQ Urban Art é a mais recente criação da artista plástica Joana Vasconcelos. Trata-se de um modelo citadino da Toyota com uma decoração artística própria em padrões e cores vivas sobre uma carroçaria de cor branca. Para quem é colecionador ou irreverente e gosta de dar nas vistas este é o modelo indicado. O iQ Urban Art é produzido por encomenda e o preço só é divulgado após consulta. A decoração é pintada à mão por Joana Vasconcelos num acabamento envernizado.

As vendas do Toyota iQ ficaram um pouco aquém do esperado por isso esta iniciativa é uma forma de espevitar o interesse por este modelo. O preço acabou por penalizar a procura. E, de facto, é muito raro ver-se nas ruas um iQ. Já o Smart Fortwo vê-se facilmente em qualquer sítio. A Toyota abriu um concurso em 2008 a convidar vários artistas para uma edição especial de autor. E a vencedora foi Joana Vasconcelos. É a primeira vez que uma artista portuguesa usa a sua criatividade num veículo automóvel de série, denominados art cars.



As cores usadas para pintar o iQ foram o azul, vermelho, verde (associados aos três grandes do futebol português) mas também o laranja, amarelo e rosa pontuado por bolas pretas que procuram dissimular a antena ou outros elementos da carroçaria. Na frente e na traseira a decoração é simétrica. Existem cinco versões de decoração variando as relações de cores. O iQ Urban Art é um carro que certamente não passará despercebido a qualquer olhar. Partilha da mesma filosofia do Smart Fortwo, ou seja transportar dois passageiros e fácil de estacionar na cidade.



Bagageira e espaço atrás é para esquecer neste carro. Existem bancos atrás mas se levar passageiros isso exige que os bancos da frente fiquem puxados para a frente reduzindo o espaço para as pernas. O ideal é mesmo dois passageiros à frente e o cão ou gato de estimação atrás. Quanto a consumos o iQ é económico, também devido ao peso reduzido. O bloco 1.0 VVTi de 68cv responde bem mas não é um carro de corrida. A caixa é de manuseamento fácil e suave. Os travões respondem bem e a direcção é precisa.



De referir que há que ter algum cuidado com os ventos laterais em auto-estrada a alta velocidade, não vá o carro desviar-se da rota desejada. Esta versão especial trás algum equipamento extra. Vem com ar condicionado automático, computador de bordo, sistema ESP, jantes de liga leve com 15'', rádio CD mp3, sensores de chuva e luz, vidros e espelhos retrovisores exteriores eléctricos, volante com comandos multifunções, faróis de nevoeiro e entrada mãos livres.

Mecânica
Motor: gasolina, dianteiro, 3 cilindros em linha, 996 cc
Alimentação: injecção electrónica multiponto
Potência: 68 cv às 6000 rpm
Binário: 91 Nm às 4800 rpm
Tracção: dianteira
Caixa: manual 5 velocidades

Dimensões
Comprimento: 2985 mm
Largura: 1680 mm
Altura: 1500 mm
Peso: 845 kg
Mala: 32 L
Pneus: 175/65 R15

Prestações
Velocidade máxima: 150 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 14,7 s

Consumos
Combinado: 4,3 L/100km
Emissões CO2: 99 g/km

Preço
sob consulta

Prós e contras
+ facilidade de condução, irreverência, facilidade de estacionamento
- espaço reduzido atrás e na bagageira

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO