Lexus NX 300h (2014)



O novo NX 300h é a mais recente aposta da Lexus. Trata-se de um SUV híbrido compacto de design arrojado. Apesar do anunciado o consumo dos híbridos da Lexus continuam a não bater outras ofertas no mercado a diesel. A vantagem, porém, é mesmo o uso exclusivo do motor eléctrico em determinadas situações. O preço, estando longe de ser um atractivo, bate os concorrentes premium.

Outras vantagens dos híbridos anuciados pela Lexus são uma manutenção mais económica, menor desgaste dos pneus, ausência de embraiagem, sem necessidade de turbo e bomba de alta pressão. Para além disso são mais amigos do ambiente, no entanto há blocos a diesel com menos emissões e, por aí, o argumento verde dissipa-se. O NX 300h posiciona-se abaixo do SUV de topo da Lexus mas pelo preço continua a ser um veículo premium.



A ideia dos SUV compactos ou Crossovers foi iniciada pela Nissan com o Juke e agora todas as marcas exploram este nicho de mercado aberto que tem registado um crescimento significativo. O NX 300h tem capacidade para transportar cinco passageiros de modo confortável. O espaço abunda e a mala de 555L serve para grandes viagens. Os materiais e acabamentos são bons ao nível de um premium.

Ao nível do design o NX 300h vai buscar inspiração ao concept LF-NX. É arrojado e cheio de ângulos e arestas afiadas como são os casos das ópticas ou da generosa grelha com aro cromado. Mas esta filosofia replica-se até ao formato da carroçaria que apresenta inúmeros pormenores de vincos e ângulos vivos. A estética em si não é consensual, pelo contrário demasiado excessiva e experimentalista. Dir-se-ia que a Lexus entrou na dimensão do cubismo de Picasso.



Mas pode ser que o mercado absorva a linguagem como fez com o Juke. Agora está longe de se tornar num modelo intemporal. O NX 300h pode ter tração a duas ou quatro rodas mas a diferença de preços pode não compensar a tração integral. É que, tirando a aparência robusta, o NX 300h não é um puro todo-o-terreno. E a carga fiscal prejudica a versão 4x4. Certamente que a Lexus aposta mais na versão 4x2 para o nosso mercado.

O motor a combustao é auxiliado por um bloco eléctrico na frente (caso da tração 4x2), podendo levar outro propulsor eléctrico atrás (caso da tração 4x4). A bateria do motor eléctrico deste pequeno SUV foi melhorada, comparativamente com outros modelos da marca, e apresenta-se mais compacta diminuindo o peso e o espaço necessário. A transmissão é automática híbrida de variação contínua e bastante eficaz, diga-se.



Quanto a equipamento existem três gamas: Business, Executive, Executive+ e F Sport. Na gama de entrada o NX 300h vem bem recheado e existem poucos opcionais. O preço reflecte já a inclusão do equipamento. No capítulo da segurança conta com airbag frontal, lateral, de joelho e de cortina. Pode ter sensor de pressão dos pneus, sistema de mitigação de colisão, sistema de auxílio à manutenção na faixa de rodagem, cruise control, câmara de visão a 360º e luzes exclusivas em leds.

O sistema head-up display projecta informação relevante no pára-brisas evitando que o condutor desvie a atenção da estrada. Em opção existem sistemas audio da marca Pioneer ou da Mark Levinson. A consola central conta com um ecrã táctil infoteinment de 7'' que é controlado através de um comando rotativo circular. Também é possível carregar o telemóvel na consola central.

Mecânica
Motor combustão: gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 2494 cc
Alimentação: injecção directa
Potência: 197 cv às 5700 rpm
Binário: 210 Nm às 4200-4400 rpm
Motor eléctrico dianteiro: versão 4x2, bateria de hidretos metálicos de níquel
Potência: 143 cv
Binário: 270 Nm
Motor eléctrico traseiro: versão 4x4, bateria de hidretos metálicos de níquel
Potência: 68 cv
Binário: 139 Nm
Potência combinada: 197cv
Caixa: automática híbrida de variação contínua

Dimensões
Comprimento: 4630 mm
Largura: 1845 mm
Altura: 1645 mm
Peso: 1545 kg
Mala: 555 L

Prestações
Velocidade máxima: 180 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 9,3 s

Consumos
Combinado: 5,1 L/100km (4x2) 5,2 L/100km (4x4)
Emissões CO2: 117 g/km (4x2), 121 g/km (4x4)

Preço
a partir de 46.950€ (4x2), 53.700€ (4x4)

Prós e contras
+ qualidade geral, conforto relação preço / equipamento, preço face à concorrência premium
- design demasiado arrojado

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO