Mercedes-Benz GLA 200 CDI (2014)



O Mercedes GLA é um SUV compacto de gama média-alta. O preço pode travar as perspectivas de venda da marca no território nacional, no entanto há sempre a certeza do cliente ficar servido com a habitual qualidade da Mercedes. Depois do classe A e do classe B segue-se agora o GLA, posicionando-se ligeiramente abaixo doutro SUV topo de gama. O design é arrojado, como todos as gamas existentes. É confortável e pode aventurar-se fora do asfalto embora com alguma moderação.

Os concorrentes directos são os Audi Q3, BMW X1 e Volvo XC60. Mas o GLA é o mais baixo de todos conferindo mais elegância. Pelo exterior replica a estética do novo classe A ou do CLA, com maior robustez visíveis nas cavas das rodas, saias laterais e nos pára-choques. É apelativo e consegue ser um camaleão, ou seja, não tem uma aparência demasiado evidente de SUV como a maioria dos SUVs que se encontram no mercado. Dá para usar o GLA no dia-a-dia ou para escapadelas fora de estrada. O vestido combina bem em qualquer situação.



A frente é a mesma do classe A, grelha proeminente com ópticas esticadas e entradas de ar inferiores adicionais. De perfil sobressaem as linhas de cintura e as barras no tejadilho. A traseira é mais personalizada e destaca-se dos outros modelos com ópticas arredondadas que têm no seu interior frisos brancos onde se incluem piscas e marcha-atrás, prolongando a linha horizontal cromada da pega do portão traseiro. A dupla ponteira de escape dá maior desportividade ao GLA embora não tenha correspondência com o comportamento das performances.

No interior os materiais e os acabamentos são os mesmo de um Mercedes, evidenciando-se a sobriedade e o equilíbrio com uso de elementos em negro contrastados por outros em cromado, com possibilidade de inclusão de madeira. O único senão é a existência de demasiados botões pouco intuitivos que obrigam a alguma habituação. É possível incluir o pack desportivo da AMG para embelezar tanto o exterior como o interior. E embora seja um modelo de tecto baixo, para melhorar a sua estética, isso não implicou uma redução do espaço a bordo. Os bancos da frente dispõem de mais folga. O mesmo já não se pode dizer do óculo traseiro que é reduzido, dificultando as manobras de estacionamento.



A capacidade da mala de 421L não é uma referência no mercado mas é suficiente para uma longa viagem. No capítulo da motorização o bloco CDI 2.0 com 136cv é eficaz q.b. No entanto, dado o seu peso, este não é propriamente um carro de grandes prestações e falta-lhe alguma genica. O piso preferido do GLA é mesmo a estrada onde se revela estável e confortável. E em auto-estrada consegue-se andar próximo do valor de consumo anunciado pela Mercedes. É possível fazer algumas incursões fora do asfalto mas o GLA não é um puro todo-o-terreno. Em cidade durante o pára-arranca a poupança de combustível sai bastante penalizada.

Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 2143 cc, 16 válvulas
Alimentação: injecção directa, turbo geometria variável
Potência: 136 cv às 3400-4000 rpm
Binário: 300 Nm às 1400-3000 rpm
Tracção: dianteira
Caixa: manual 6 velocidades

Dimensões
Comprimento: 4417 mm
Largura: 1804 mm
Altura: 1494 mm
Peso: 1500 kg
Mala: 421 L

Prestações
Velocidade máxima: 205 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 10,0 s

Consumos
Combinado: 4,5 L/100km
Emissões CO2: 119 g/km

Preço
a partir de 40.350€

Prós e contras
+ espaço de arrumação, estética, qualidade
- demasiados botões no painel de controlo, preço, visibilidade atrás, consumo em cidade

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO