
Agora que se comemoram os 25 anos da queda do muro de Berlim, nada melhor do que reinterpretar o emblemático carro da Alemanha de leste do séc. XX, o Trabant. O concept Trabant nT (newTrabi) foi apresentado em 2011 no salão de Frankfurt. Longe vão os tempos dos velhinhos Trabant fumarentos e pachorrentos. Agora esta versão pretende ser mais amiga do ambiente com um motor eléctrico. A aparência procura inspiração na anterior geração. Portanto caso fosse para produção esta seria a terceira versão. O primeiro foi o Trabant P50 e o segundo o Trabant 600.
O design é retro e segue a tendência do mercado de interpretação moderna de modelos antigos depois do sucesso do Fiat 500, Mini e Beetle. A traseira é claramente decalcada com os típicos farolins verticais enquanto a frente apresenta-se mais personalizada. A silhueta da grelha mantém-se mas em vez de grelha mostra a chapa da carroçaria dado que não precisa de entrada de ar para arrefecer o motor eléctrico. É mais largo e oferece tudo o que um carro moderno tem nos dias de hoje.

Houve claramente a preocupação de manter a silhueta. O pára-choques clássico independente em metal dá lugar a uma língua inferior metalizada que segue a forma da carroçaria. O motor que equipa o Trabant nt é assíncrono de 47kW com bateria de iões de lítio localizada no túnel central entre os bancos. A potência é transmitida às rodas da frente. A velocidade máxima é de 130km/h e a autonomia é de 160km. Pode ser recarregado em casa numa tomada convencional. Tem ainda um tejadilho com painel solar para alimentar o sistema de ventilação e outros equipamentos eléctricos.

É claramente um segundo carro para circular na cidade. Claro que ainda é um projecto e o objectivo era entrar em produção durante 2012, o que não se verificou. Um pormenor curioso do clássico Trabant era ter uma carroçaria que não enferrujava dado ser feita num plástico especial e deformável. Vendeu um total de 3.051.385 unidades até à queda do muro de Berlim em 1989. Continuam a existir 52.000 veículos registados na Alemanha e uma enorme legião de fãs.
Sem comentários: