
A Opel lançou o Karl, o citadino de acesso à marca e que substitui o Agila, um modelo já bastante antiquado baseado no Suzuki Splash. Terá menos 2cm de comprimento que o Adam e menos 32 cm que o Corsa. Conta com cinco portas e capacidade para levar cinco ocupantes. A entrada no nosso mercado está agendada para 2015. A versão mais acessível vem com um bloco 1.0L Ecotec a gasolina de três cilindros auxiliado por turbo a debitar 75 cv e com uma caixa manual de cinco relações. O preço andará à volta dos 10 mil euros por isso é de esperar que não terá o mesmo "requinte" do Corsa ou do Adam, no entanto não decepciona.
Em termos estéticos o design do Karl baseia-se muito no Corsa. A grelha e ópticas frontais são semelhantes mas menos refinadas. A traseira é um pouco menos elegante que o Corsa e o Adam. Os farolins assumem uma forma mais dinâmica a fazer lembrar o Kia Picanto. Na lateral um duplo vinco dá mais músculo à carroçaria onde se integram os puxadores das portas. O interior, pelas imagens, mostra qualidade perceptível com design equilibrado e jovial. O painel do condutor, onde se localizam os manómetros, têm uma moldura cromada que dá alguma desportividade. Dispõe de porta-luvas e diversas zonas de arrumação. Para além disso o volante dispõe de comandos multifunções, uma mais valia para este tipo de carro.

O nome Karl, bem como o recente Adam, advêm da família Opel que fundou a marca alemã. Será um modelo básico para captar público do segmento A, no entanto vem de série com algum equipamento de segurança como são os casos do ESP, ABS e sistema de auxílio no arranque em subidas. Em opção pode ser acrescentado sistema Park Assist com sensores de estacionamento, sistema de alerta de saída de faixa de rodagem, cruise-control, faróis de nevoeiro adaptáveis em curva e ainda alguns "luxos" como aquecimento do volante ou teto de abrir.

O sistema infoteinment permite conectar o telemóvel. Mas com muitos extras certamente o preço irá disparar bem acima dos 10.000€, o que não é conveniente para um modelo que tem como objectivo ser o básico dos básicos da Opel. É um carro global e acessível para todas as carteiras mas que oferece algum conforto, um pouco como foi o Carocha para a Volkswagen durante muitos anos - o carro do povo. Deste modo a Opel aposta forte no Karl para combater os Peugeot 108, VW Up, Seat Mii, Skoda Citigo e Kia Picanto. Existirão dez cores para a carroçaria e jantes de liga leve com medidas entre as 14'' e as 16''.








Sem comentários: